Senhor, eu Te dou graças porque sou jovem
“Senhor, eu Te dou graças porque sou jovem e de me ter preparado para viver neste novo mundo que se abre diante de mim, mundo ainda marcado pela irresponsabilidade dos adultos.
Senhor, eu Te dou graças porque não acredito muito naqueles que se apresentam diante de mim, trazendo escondidos na manga, programas e soluções para os problemas do futuro, naqueles que manipulam o poder, inclusive o poder religioso, naqueles que se corrompem, dilapidando os recursos da comunidade. Não posso mais acreditar naqueles que procuram a política como meio de vida, naqueles que fazem da mentira, da desfaçatez, um novo estilo para roubar impunemente.
Senhor, eu Te dou graças porque não me aviltei no álcool, no cigarro, na droga, apesar do exemplo dos adultos. Não consigo combinar esses vícios com minha dignidade de cristão.
Eu Te dou graças porque não acredito nas propagandas na mídia nem no consumismo boboca daqueles cujo sentido de vida está em comprar, que frequentam os shoppings como se estivessem dentro de catedrais.
Eu Te dou graças porque não ando com spray nas mãos, pichando a propriedade dos outros, orgulhoso de minha coragem, de minha originalidade, sobretudo de minha cultura eletrônica.
Eu Te dou graças porque não perco tempo com os abomináveis programas televisivos que, dia a dia, estão destruindo os valores humanos e cristãos.
Senhor, eu Te dou graças porque não considero o dinheiro como o supremo valor do mundo e, por causa dele, não vendo minha consciência e minha dignidade nem pretendo, com ele, destruir os mais fracos, enriquecendo-me cada vez mais com o sangue, o suor e as lágrimas de meus irmãos.
Eu Te agradeço porque acredito na fraternidade, num mundo de irmãos, sem ódio, sem bombas, sem corrupção, sem vinganças torpes. Que eu tenha forças para continuar acreditando na utopia pregada por Jesus.
Senhor, eu Te dou graças porque ainda acredito no amor, na ternura, na poesia, na música, na tolerância, na solidariedade, na convivência.
Senhor, eu Te dou graças porque acredito em Ti.”
(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro thprata@terra.com.br