ALTERNATIVA

Saúde busca habilitar Mário Palmério para desafogar PS do Hospital de Clínicas

Lídia Prata
Publicado em 17/01/2025 às 21:00
Compartilhar

Eterno problema da superlotação do Pronto Socorro do Hospital de Clínicas poderá ser minimizado em breve. Secretaria municipal de Saúde está buscando credenciar o Mário Palmério Hospital Universitário para dividir uma parte dos atendimentos de alta complexidade. Segundo a secretária Valdilene Rocha, as tratativas já estão em andamento com o Estado para que o Mário Palmério passe a atender os casos de neurologia, como AVC, por exemplo. Hoje, todos os pacientes considerados de alta complexidade são encaminhados exclusivamente para o Hospital de Clínicas, sejam eles de Uberaba ou das cidades vizinhas. Val entende que dessa forma não pode continuar.
 
ESTABILIZAÇÃO
Outra alternativa para desafogar o HC envolve a estabilização de pacientes de alta complexidade lá, para em seguida serem transferidos para outros hospitais, onde continuarão o tratamento. No futuro, essa alternativa poderá evitar que os pacientes sejam atendidos nos corredores do Pronto Socorro do Hospital de Clinicas da UFTM.
 
E A FILA ELETRÔNICA?
Val ainda não pode precisar uma data para colocar em funcionamento todas as medidas para fazer a fila eletrônica andar. O programa está sendo desenvolvido pela Codiub e envolve muitos detalhes, segundo ela. Um deles é a comunicação do novo programa com o e-SUS. Em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira, a secretária de Saúde explicou que o programa deverá associar um aplicativo e um whatsapp para informar e confirmar agendamentos com os pacientes. Ela também confirmou que o programa está sendo inspirado no modelo implantado em Recife, com muito sucesso.
 
GARGALO DESAFIADOR
Outro gargalo desafiador na Saúde é a fila na saúde mental. A secretária Valdilene Rocha anunciou, entretanto, que mais um psiquiatra está sendo contratado e o município deverá chamar outros médicos e psicólogos aprovados no concurso para reforçar os quadros da rede. Mas não há previsão dessa convocação, nem quantos profissionais serão chamados.
 
OLHA O PORTA VOZ!
Por falar em convocação, a edição do Porta Voz desta sexta-feira publica a convocação de dezenas de professores do ensino infantil e do ensino básico, professores de Ciência, Educação Física, Matemática, Português, artes, dentre outros. Convoca também os aprovados no concurso para inspetores escolares. Não é só. Traz uma extensa relação nominal de profissionais da educação contemplados com progressão na carreira do magistério. Vale conferir.
 
CONTA-GOTAS
Nomeações para o segundo e terceiro escalões do governo Elisa continuam sendo publicadas a conta-gotas. Coordenadores de unidades básicas de saúde, por exemplo, serão publicadas somente no mês que vem. Diretores de escolas municipais também estão saindo em doses homeopáticas. Nas demais pastas, os cargos de direção de departamentos continuam esperando nomeações de titulares. Tem gente com os nervos à flor da pele...
 
C-DENGUE
Mas, voltando à Saúde, se os casos de dengue continuarem aumentando em Uberaba, a Secretaria deverá reativar o C-Dengue, que é uma central de atendimento exclusivo a pacientes com a doença, principalmente para hidratação endovenosa. Depois da divulgação do primeiro LIRAa de 2025, a secretária Valdilene Rocha anuncia intensificação nas ações de enfrentamento ao mosquito aedes aegypti, mas deixa claro que as medidas não serão suficientes, se a população não colaborar também, limpando os quintais e calhas, recolhendo tampinhas, pneus e outros recipientes acumuladores de água. Por outro lado, ela reforça que a rede pública tem testes rápidos de dengue, que devem ser realizados entre o 1º e 3º dia (no máximo) dos sintomas da doença. Val ainda alerta para a necessidade de vacinação do público com idade entre 10 e 14 anos, com urgência.
 
TELEMEDICINA
Está dando certo. Foi assim que a secretária Valdilene Rocha avaliou o programa de Telemedicina que está funcionando na UPA São Benedito. Segundo ela, a telemedicina já reduziu bastante o número de pacientes que recorriam à rede apenas para renovação de receitas de medicamentos de uso contínuo.
 
BONS OLHOS
Val também vê com bons olhos a ideia do vereador Ripposati Filho externada em recente entrevista ao programa O Pingo do Jota. O vereador quer que a rede municipal passe a oferecer, gratuitamente, protetor solar aos pacientes albinos e aos portadores de vitiligo, em situação de vulnerabilidade financeira. “Vamos estudar”, prometeu a secretária.
 
ECONOMIA EM DADOS
Prioridade número 1 do novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico já está em execução: uma radiografia completa da economia de Uberaba. Celso Neto considera indispensável ter em mãos todos os números para estabelecer o planejamento de ações e até para apresentar a cidade a possíveis investidores. Quer saber exatamente o número de empresas por segmento de atuação, número de colaboradores, localização etc. Não é só:  Celso Neto quer um levantamento das áreas ocupadas, incentivadas e das disponíveis em todos os distritos industriais. Sem essas informações na palma da mão realmente fica difícil trabalhar.
 
TRAGÉDIA
Nesta sexta-feira, uma motorista de 81 anos teve um mal súbito ao volante do carro que conduzia e atropelou a esposa do ex-deputado federal Subtenente Gonzaga, Cláudia Santos, no centro de Belo Horizonte. As duas morreram no local.
 
VERGONHA!!!!
O governo determinou o cancelamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás para 1.199 famílias que têm entre seus integrantes candidatos eleitos em 2024. Entre os beneficiários afetados pela medida, estão sete famílias de prefeitos, 19 de vice-prefeitos e 1.168 vereadores, que estavam inscritas no CadÚnico, e revelaram renda máxima de R$ 218 por integrante. A portaria publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira também proíbe que essas famílias solicitem os benefícios e ingressem nos programas sociais durante o mandato. Pasme! Minas Gerais é o Estado com maior número de candidatos eleitos que perderam os benefícios - são 229.

DE OLHO
Ex-prefeito Anderson Adauto estará no programa O Pingo do Jota desta segunda-feira falando sobre as consequências da possível saída de Alexandre Silveira do comando do Ministério de Minas e Energias para a viabilização do nosso sonhado gasoduto. Na sequência, o entrevistado será o prefeito Bráulio Queiroga Filho, de Conquista. Não perca!
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por