Com uma nova onda de calor já em vigor, segundo previsões da Climatempo, as temperaturas acima da média devem persistir até a próxima semana, especialmente no Centro-Sul do Brasil. Concentrando-se em áreas como o oeste de São Paulo, noroeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e sul de Goiás, onde os termômetros devem ultrapassar os 35°C, a preocupação com os cuidados com a pele atinge seu auge.
Diante dessas altas temperaturas, é fundamental adotar precauções especiais para proteger a pele da exposição excessiva ao sol. O aumento de possíveis danos, como queimaduras, envelhecimento precoce e risco de câncer de pele, são acentuados durante períodos de calor intenso. Confira quatro dicas infalíveis para garantir uma proteção eficaz da pele durante esse período.
Antes de qualquer coisa: USAR PROTETOR SOLAR
Durante períodos de calor intenso, como uma onda de calor, a exposição solar pode ser ainda mais intensa e prejudicial para a pele. Portanto, é essencial aplicar protetor solar de amplo espectro com FPS adequado (no mínimo FPS 30) antes de sair ao ar livre. O protetor solar ajuda a proteger a pele dos raios UV prejudiciais, reduzindo o risco de queimaduras solares, danos à pele e envelhecimento precoce. Lembre-se de reaplicar o protetor a cada duas horas, especialmente se estiver suando ou nadando, para garantir uma proteção eficaz ao longo do dia.
Usar um antioxidante por baixo do protetor
Adicionar um antioxidante antes do protetor solar pode ser um toque especial para reforçar a proteção da sua pele contra os danos causados pelo sol. A Vitamina C e a Vitamina B3 (também conhecida como Niacinamida), por exemplo, trazem benefícios extras à defesa contra os raios solares. Enquanto a Vitamina C estimula o colágeno, proporcionando uma pele mais firme e hidratada, a Vitamina B3 tem propriedades anti-inflamatórias e controla a oleosidade. Esses são benefícios tanto para a saúde quanto para a beleza da pele.
Trocar o primer por um hidratante leve
Nos dias quentes, outra dica importante é adaptar a rotina de maquiagem para garantir que a pele permaneça confortável. Uma alternativa ao primer tradicional é optar por um hidratante leve, que ajuda a preparar a pele para a aplicação de outros produtos. Isso é essencial especialmente durante períodos de calor intenso, quando produtos cremosos podem acabar derretendo com facilidade, evitando também o aumento da oleosidade da pele.
Nunca passar nenhum produto antes de limpar bem o rosto
A limpeza facial é um passo primordial em qualquer rotina de cuidados com a pele, principalmente antes da aplicação de produtos cosméticos. Antes de aplicar a base, corretivo ou qualquer outro item de skincare, é preciso garantir que o rosto esteja completamente limpo para maximizar a eficácia do skincare e evitar a obstrução dos poros. Fazendo isso duas vezes ao dia, de manhã e à noite, já é possível remover impurezas, excesso de oleosidade e resíduos de maquiagem. Opte por um sabonete facial suave para evitar o ressecamento ou irritação.
Dica extra: nunca limite skincare apenas em dias quentes!
Ao seguir estes passos, você assegura que sua pele esteja 100% protegida durante os dias mais quentes. Porém, vale ressaltar que uma boa rotina de skincare não se resume apenas a essa estação. A limpeza diária, a hidratação e o uso regular de protetor solar, independentemente do frio ou calor, são hábitos excelentes, que previnem problemas de saúde e elevam a autoestima. Isso sem dizer que, quanto mais a pessoa se inserir nesse universo, a facilidade em adaptar as suas ações de autocuidado em diferentes ocasiões será maior.