NOVEMBRO AZUL

A cada oito minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata no Brasil, alerta urologista

Marcelo Bianco destaca importância da prevenção e lembra que exames regulares são fundamentais para detectar a doença cedo

Dandara Aveiro
Publicado em 01/11/2025 às 17:32
Compartilhar
8-10 Neste Novembro Azul, o urologista Marcelo Bianco destaca que o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. (Foto/Reprodução)

8-10 Neste Novembro Azul, o urologista Marcelo Bianco destaca que o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. (Foto/Reprodução)

No mês dedicado à saúde do homem, o médico urologista Marcelo Bianco chama atenção para um dado preocupante: a cada oito minutos é feito um diagnóstico de câncer de próstata no Brasil, e a cada quarenta minutos um homem morre por causa da doença. A informação foi destacada em entrevista à Rádio JM, em alusão à campanha do Novembro Azul.

De acordo com Bianco, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A maioria dos casos tem evolução lenta e, quando diagnosticada precocemente, as chances de cura ultrapassam 90%. Embora ainda exista preconceito, a procura pelo acompanhamento médico já tem aumentado. “Há, sim, um certo receio, mas isso está sendo superado, principalmente graças ao trabalho de conscientização feito pelas mídias e às campanhas que mostram que o cuidado com a saúde é um ato de responsabilidade, não de fraqueza”, disse.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que mais de 71 mil novos casos devam ser registrados no país ainda este ano. Já o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde mostra que, em 2023, a doença foi responsável por 17 mil mortes, o que representa uma média de 47 óbitos por dia. “A cada oito minutos é feito um diagnóstico de câncer de próstata. E a cada quarenta minutos morre um homem de câncer de próstata. Por isso, essa conscientização da saúde masculina, com ênfase no câncer de próstata, tem aumentado”, ressalta o médico.

Bianco destaca que o rastreamento deve começar aos 50 anos para homens sem fatores de risco e aos 45 anos para quem tem histórico familiar da doença ou é negro, grupo com maior incidência, conforme recomendações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Os principais exames para detectar o câncer de próstata são o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal, com diagnóstico definitivo feito pela biópsia.

“O exame de PSA é importante, mas não substitui o toque retal. Um complementa o outro. Existem casos em que o PSA está normal e o toque detecta alterações que precisam ser investigadas”, explica o urologista, que também destaca avanços no diagnóstico e tratamento, como a ressonância magnética e o PET-CT, como responsáveis pela redução, em breve, da necessidade de biópsias invasivas.

Além do acompanhamento médico regular, hábitos saudáveis também ajudam na prevenção. O médico reforça que manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e controlar o peso são medidas fundamentais. “A próstata é uma glândula que responde ao estilo de vida. Uma rotina saudável pode não evitar completamente a doença, mas reduz muito o risco e melhora o tratamento quando ele é necessário. E cuidar da saúde também é coisa de homem.”, finalizou o especialista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por