SAÚDE

Acupuntura: uma terapia milenar

Rafaella Massa
Publicado em 16/04/2022 às 16:55Atualizado em 18/12/2022 às 19:12
Compartilhar

Uma terapia milenar, a acupuntura tem como objetivo alinhar os “chakras”, que, quando desalinhados, podem causar transtornos como ansiedade, depressão, enxaqueca, aumento de peso, insônia e até problemas de visão, entre outras moléstias. Esse desalinhamento acontece por diversos motivos. No entanto, até um brinco colocado no ponto errado pode causar problemas.

Segundo o acupunturista Carlos Jacob, a acupuntura trabalha operando múltiplos pontos do organismo que armazenam energia. “Calcula-se que são mais de 700 pontos de energia especial, que são estimulados pela acupuntura”, afirma.

Tradicionalmente, a acupuntura trabalha com o uso de agulhas longas para realizar o realinhamento, porém, hoje, outras tecnologias surgiram, como o raio laser, tornando-se mais fácil e menos assustador o procedimento. Em conjunto com outras terapias alternativas, como a de florais, exercícios físicos e uma dieta saudável, a acupuntura, além de eliminar o problema a ser tratado, previne outras doenças, principalmente a ansiedade, uma das doenças mais abrangentes da época.

“Entre os tratamentos que nós temos, e que são os mais procurados, está, primeiramente, para ansiedade. O resultado é de praticamente 100% de sucesso e sem necessidade de medicamento. Em segundo lugar mais procurado é o tratamento para enxaqueca, também com excelentes resultados. Quando a acupuntura não funciona pra enxaqueca, o que é raro, nós já pedimos uma ressonância magnética, uma tomografia da cabeça, para saber se tem algum dano estrutural no cérebro. Nesses 10 últimos anos, pedi somente duas tomografias”, explica Jacob.

Fotos/Jairo Chagas

Além do tratamento neurológico, a acupuntura também auxilia no tratamento de dores na lombar, coluna e nas articulações. “A acupuntura tem relação com as quatro estações, então, quando chega, por exemplo, o verão, as pessoas faziam acupuntura para não pegar as doenças do verão, como resfriado, diarreia, ou do inverno, que são o reumatismo, dor articular. Então, é um tratamento de prevenção.

Também é necessário ressaltar, que não há contraindicações no tratamento, além de não precisar de tempo de adaptação. Jacob explica que o paciente pode viver a vida tranquilamente, beber, divertir-se, que não irá interferir no tratamento. A acupuntura também não precisa de tempo para adaptação e efeito, como a maioria dos remédios precisa, pois seu efeito é quase imediato, principalmente no caso dos tratamentos contra ansiedade. “O paciente, quando eu faço o tratamento de acupuntura com música, relaxa bem. Tem alguns que chegam até a dormir, precisando até acordá-los. Mas eles acordam numa boa e já saem do consultório e vão trabalhar. Não têm ressaca”, afirma o acupunturista.

O período de tratamento com a acupuntura pode variar, dependendo do paciente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por