Pelo acordo, a Novartis fará a transferência de tecnologia para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), um dos laboratórios públicos do país
O governador Aécio Neves assinou, ontem, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, acordo inédito com o presidente da indústria farmacêutica Novartis no Brasil, Alexander Triebnigg, para a fabricação em Minas Gerais da vacina contra a meningite meningocócica C. Pelo acordo, a Novartis fará a transferência de tecnologia para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), um dos quatro maiores laboratórios públicos do país, integrante do sistema de saúde do Estado.
Minas será o primeiro Estado brasileiro a oferecer a vacina gratuitamente à população por meio de campanhas. A inclusão da vacina meningocócica C no calendário nacional está previsto apenas para 2011. Na rede particular, o custo médio da vacina chega a R$ 150,00.
A meningite meningocócica atinge principalmente crianças e adolescentes e pode levar à morte. A meningite pode ser causada por bactéria, vírus e fungos. O tipo C é bacteriana e apresenta sequelas permanentes, como surdez, retardo mental e paralisia.
A transmissão ocorre pela tosse, espirro ou por meio de gotículas eliminadas.
A Funed começará a produzir o primeiro lote de um milhão de doses de vacina a partir do segundo semestre do ano que vem, mas, em novembro deste ano, 800 mil doses já serão disponibilizadas ao Estado, para a primeira campanha maciça de vacinação em Minas.