Por conta das falhas capilares causadas pela doença, Pinkett Smith, mulher do ator de Hollywood, decidiu raspar a cabeça.
Aconteceu neste domingo (27), a cerimônia do Oscar 2022 que ficou marcada pela agressão do ator Will Smith contra Chris Rock durante a premiação. Chris levou um tapa no rosto após Will Smith se irritar com o comentário feito pelo ator sobre Pinkett Smith e sua condição capilar que a levou a raspar a cabeça. A esposa do ator sofre de alopecia.
Alopecia; entenda do que se trata
A alopecia é um dos problemas mais relacionados à perda de cabelo ou pelos entre homens e mulheres em qualquer parte do corpo. Sua causa pode estar ligada a influências genéticas, processos inflamatórios locais ou mesmo doenças sistêmicas.
Dentre seus tipos, um dos mais comuns é a areata, uma doença autoimune. Ela atinge aproximadamente 2% da população mundial em níveis diferentes. A doença pode atingir pequenas regiões do couro cabeludo ou barba, por meio de lesões em formato circular, e em níveis mais avançados, causar a completa ausência dos fios em todo o corpo.
Outro tipo comum da alopecia é a androgenética, que também é autoimune e causa o afinamento progressivo dos fios. Ela é mais recorrente entre os homens, cujas áreas mais atingidas são a coroa e a região frontal, popularmente conhecidas como “entradas”.
Nas mulheres estima-se que 5% tenham alopecia androgenética e sofrem com sintomas que costumam ser mais discretos, como perda capilar na região central do couro cabeludo. No caso delas, os períodos de queda intensa podem ter relação com irregularidade menstrual, acne ou obesidade.
O quadro não é contagioso e não apresenta riscos à saúde, além da perda capilar em si. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), casos de perda total dos fios no corpo em razão da alopecia são uma minoria: cerca de 5%. A perda capilar em pessoas com algum tipo de alopecia pode ser intensificada por fatores emocionais, como estresse intenso.
Mas a queda capilar não se restringe à alopecia. Especialistas apontam que a situação pode ocorrer por motivos específicos como o uso exagerado de processos químicos no cabelo, dietas, consumo de determinados medicamentos e doenças que afetam outras áreas do corpo, como o hipotireoidismo.