SAÚDE

Ambientes de trabalho podem desencadear reações alérgicas

Alguns ambientes de trabalho específicos podem desencadear doenças respiratórias, como asma e rinite, além de dermatite de contato ocupacional

Publicado em 01/06/2019 às 11:05Atualizado em 17/12/2022 às 21:18
Compartilhar

Divulgação

Infectologista Frederico Zago diz que as alergias podem ser desencadeadas também por fumaça e gases tóxicos

As alergias ocupacionais estão cada vez mais presentes na vida de quem trabalha exposto a substâncias como farinha, látex, proteínas animais, tintas, plásticos, espumas, borrachas entre outros materiais. A prevenção e os cuidados com a saúde dos trabalhadores devem ser tratados com bastante atenção.

Alguns ambientes de trabalho específicos podem desencadear doenças respiratórias, como asma e rinite, além de dermatite de contato ocupacional – para os que trabalham em contato direto com o produto. “A gente identifica esse tipo de alergia pela causa, com exames. Percebemos, também, que há uma melhora dos sintomas nos fins de semana ou nas férias do trabalhador”, explica o infectologista, especialista em Alergia e Imunologia, Frederico Zago.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% dos habitantes do planeta possuem algum tipo de intolerância a alguma substância. A perspectiva é ainda mais assustadora. Conforme a OMS, até o fim do século, metade da população humana sofrerá de algum tipo de alergia.

“Padeiros, técnicos de laboratórios, tratadores de animais, enfermeiros, médicos, profissionais que trabalham com plásticos, couro, metal, resina epóxi, tintas, espumas, borrachas, trabalhadores de refinarias e soldadores estão entre as pessoas que ficam expostas por longos períodos a substâncias causadoras das alergias ocupacionais”, conta o infectologista.

Frederico enfatiza, ainda, que as alergias podem ser desencadeadas também por fumaça e gases tóxicos, como amônia e ácido clorídrico. “Inclusive, os cabeleireiros, que trabalham diretamente com amônia, podem apresentar esses quadros”, reforça.

O médico explica que para todos os tipos de alergia há exames específicos para detecção e, também, tratamentos inerentes aos respectivos casos. “É importante que o trabalhador busque o tratamento. Na maioria das vezes, não há como ficar livre do contato com a substância alérgica por ela fazer parte do trabalho, ou seja, da fonte de renda. Mas o tratamento deve ser cumprido à risca para assegurar uma vida tranquila, sem reações, na medida do possível”, finaliza Frederico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por