O medicamento é indicado para o tratamento da Covid-19 em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para caso grave
O medicamento Paxlovid, fabricado pela Pfizer para tratamento da Covid-19, teve seu uso aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (30). A medida foi decidida durante a sexta Reunião Extraordinária Pública da Dicol de 2022.
O pedido para o uso do medicamento chegou à Anvisa no dia 15 de fevereiro. O Paxlovid já é aprovado para uso emergencial em pelo menos outros 40 países, entre eles, Canadá, China, Austrália, Japão e Estados Unidos.
“O mundo aguarda com esperança e urgência por terapias efetivas, de fácil acesso e que permitam o amplo tratamento da covid-19. O corporativismo da Anvisa é o compromisso com a proteção da saúde pública. Todos os processos de medicamentos e vacinas contra a covid-19 submetidos à Agência foram exaustivamente avaliados por uma equipe multidisciplinar de servidores públicos que empenharam todos os seus esforços para que, no Brasil, fosse dado acesso a diferentes vacinas e tratamentos”, disse Meiruze Freitas, relatora do processo de aprovação.
*Com informações do site Exame