EMAGRECIMENTO

Anvisa autoriza as milagrosas canetas emagrecedoras

Publicado em 22/01/2023 às 12:53Atualizado em 22/01/2023 às 13:06
Compartilhar
Caneta emagrecedora (Foto/Reprodução)

Caneta emagrecedora (Foto/Reprodução)

Neste começo de ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Wegovy (semaglutida 2,4mg) para tratar sobrepeso (em caso de comorbidades) e obesidade. A semaglutida é aplicada com a ajuda de uma “caneta”, aplicador usado também para injetar outros tipos de medicamentos, incluindo a liraglutida, remédio da mesma família e também usado contra obesidade.  

Doença crônica que já afeta cerca de 2,5 bilhões de adultos em todo o mundo, a  obesidade  está associada a uma série de complicações de saúde física e mental, incluindo fatores de risco para doenças cardiovasculares, doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca, hipertensão e fibrilação atrial. A intervenção abrangente no estilo de vida continua sendo a pedra angular do tratamento da obesidade, no entanto, as perdas de peso inferiores ao desejável e as recuperações de peso são cada vez mais comuns.

Vale ressaltar que a semaglutida já foi aprovada pela Anvisa em 2018 para outra função: o tratamento de diabetes tipo 2, por meio do medicamento Ozempic. De acordo com um comunicado da agência, este medicamento é indicado para pacientes que apresentem pelo menos uma doença crônica relacionada ao sobrepeso, como hiperglicemia (pré-diabetes ou diabetes mellitus tipo 2), hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono ou doença cardiovascular.

A semaglutida é um análogo ao GLP-1, hormônio que temos no intestino: toda vez que uma pessoa se alimenta, ele sinaliza para o cérebro que é hora de reduzir a fome, retardar o esvaziamento do estômago e aumentar a produção de insulina, que promove a absorção da glicose nas células. “O nosso hormônio dura 10 minutos, já a semaglutida dura uma semana. Aquela sensação de 'comi e perdi a minha fome' é dada pelo GLP-1 e a semaglutida é um medicamento que imita essa ação. O paciente tem a sensação de que está sem fome. E, se ele come, para de comer porque o estômago enche rápido”, explica o médico João Eduardo Salles, endocrinologista e coordenador da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

A médica nutróloga  Adriana Treme, por sua vez,  explica que há diferença entre o Ozempic, que é destinado ao tratamento de diabetes, e o Wegovy, indicado para o tratamento da obesidade.  “O Wengovy tem como objetivo regular os níveis de açúcar no sangue, reduzir a velocidade do esvaziamento gástrico, aumentar a sensação de saciedade e diminuir o apetite”.

No entanto, a especialista alerta que é importante saber que “o Wegovy não funciona sem acompanhamento médico adequado, capaz de otimizar o tratamento. Também não funciona sem uma dieta calculada corretamente, e sem mudança no estilo de vida. Você fica sem apetite e emagrece, mas os resultados não serão mantidos a longo prazo”, adverte Adriana.

Como funciona a semaglutida no organismo?

A semaglutida é um análogo do GLP-1 que demonstrou reduzir a ingestão de energia, reduzir a fome e aumentar a sensação de saciedade. Foi comprovado que esse resultado se originou a partir da estimulação do receptor GLP-1 no Sistema Nervoso Central, o que, por sua vez, proporcionou modulação adicional aos neurônios relacionados à regulação do apetite, além de interferir na ingestão e na preferência de alimentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por