Personal trainer Diego Martins alerta que uma simples caminhada pode ser alternativa contra o sedentarismo (Foto/Divulgação)
Causada pelo consumo excessivo de calorias e acúmulo de gorduras localizadas, a obesidade é considerada uma porta de entrada para outras patologias de alto risco para a saúde, como hipertensão, artrite, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, apneia e derrame. Grande aliada no combate da doença, a atividade física pode mudar completamente a vida da população que convive com o sobrepeso.
Quase seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso há dois anos, segundo a pesquisa “Vigitel 2021”, realizada pelo Ministério da Saúde. O índice representou oscilação negativa pequena em relação ao ano anterior, quando ficou em 57,5%. Antes da pandemia, em 2019, a taxa era menor, de 55,4%.
Já levantamento feito no estudo “A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostra que 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso e que 26% das pessoas poderão estar obesas em 2030.
“Essa projeção pode ser diferente, caso a população tome consciência, mude os hábitos alimentares e introduza a atividade física em suas rotinas diárias”, destaca o educador físico Diego Martins. O profissional comenta que, além de conscientizar o público adulto, é preciso orientar crianças e adolescentes sobre os malefícios dessa vida sedentária.
“Uma dica para não se sabotar é procurar uma atividade onde o indivíduo sinta prazer em praticá-la. O importante é começar a se mexer, seja no futebol, na academia, dança ou caminhada”, afirma o personal trainer.
Para indivíduos que nunca tiveram uma vida ativa, Diego afirma que o ideal é iniciar com uma caminhada. “É um dos melhores exercícios para começar e pode ser praticado em qualquer lugar; basta ter uma roupa leve, tênis e uma boa paisagem. No início, o indicado é começar com pelo menos três vezes na semana por 20 minutos e, com o passar do tempo, o segredo será aumentar o tempo, caminhando ou até mesmo correndo”, completa.
Uma vez escolhida a modalidade de atividade física, o próximo passo é focar na logística e escolher um horário fixo. “Isso é necessário para evitar faltar, pois precisamos de constância e paciência para colher os frutos”, finaliza Diego.