A unidade do Hemocentro Regional em Uberaba tem registrado queda de cerca de 30% no comparecimento nas últimas semanas. O resultado disso são estoques de sangue abaixo do normal e prejuízo ao atendimento de feridos e pacientes em cirurgia. Por isso, o hemocentro está convocando doadores de sangue dos grupos sanguíneos mais afetados pela queda: O positivo, O negativo e A negativo.
Como o sangue é perecível, ou seja, tem prazo de validade, as hemácias armazenadas duram até 35 dias e as plaquetas, que auxiliam na coagulação, somente cinco dias. De acordo com o coordenador do Hemocentro Regional em Uberaba, Paulo Roberto Juliano, a queda no estoque se deve ao aumento do número de atendimentos nos últimos dias e à baixa oferta de doadores por conta do feriado de 7 de setembro. “Quando isso acontece e o estoque fica abaixo de 30%, ficamos preocupados em haver uma situação mais crítica e faltar sangue, quando corremos o risco de não oferecer atendimento adequado para situações emergenciais”, alerta.
O estoque do hemocentro hoje está de 30% a 60% mais baixo. No caso do tipo O positivo, o estoque ideal deveria ser no mínimo 80%, mas a unidade possui apenas 30%, ou seja, 50% abaixo do ideal. Assim também está a reserva de sangue do tipo O negativo, 60% abaixo do esperado. “Por enquanto, ainda não paralisamos serviços, mas no nível em que estamos, se continuar assim, vamos ter que suspender as cirurgias eletivas, ou seja, aquelas não emergenciais, que podem esperar a normalização”, frisa o coordenador Paulo Roberto Juliano.
Funcionamento. A unidade está precisando de doações diárias para que não falte sangue para Uberaba e região.
O hemocentro recebe doadores às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 13h; às terças e quintas-feiras, das 7h às 11h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados, das 7h30 às 11h.
Para doar sangue é necessário ter: boa saúde, idade entre 18 e 67 anos, peso acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter contraído hepatite após os 10 anos de idade, e não ter doença de Chagas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Jovens a partir de16 anos podem doar sangue desde que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis legais. O candidato a doação deve apresentar documento oficial com foto. A unidade fica na avenida Getúlio Guaritá, nº 250, no bairro Abadia. (TM)