SAÚDE

Bichectomia harmoniza o rosto e ajuda a melhorar a mastigação

Além de equilibrar as proporções do rosto, o procedimento também ajuda pacientes que têm dificuldade na mastigação; faz parar de morder as bochechas

Publicado em 29/02/2020 às 09:43Atualizado em 18/12/2022 às 04:36
Compartilhar

Reprodução

Essa pequena cirurgia ficou bastante popular depois que celebridades como Angelina Jolie admitiram o procedimento

O procedimento é simples: um pequeno corte no interior da boca, retirada da gordura localizada entre o maxilar e a mandíbula — as bolas de Bichat —, alguns pontos e poucos dias de recuperação. Conhecida como Bichectomia, essa pequena cirurgia ficou bastante popular depois que celebridades como Kim Kardashian, Angelina Jolie e Ludmilla admitiram que passaram pelo procedimento.

“Essa é uma intervenção de caráter estético que é indicada para quem quer corrigir a assimetria facial, pois há diminuição do tamanho da bochecha, que esconde o formato do rosto”, explica o dentista Gustavo Menegucci. Além de equilibrar as proporções, o procedimento também ajuda pacientes que têm dificuldade na mastigação, pois a retirada do excesso de gordura faz com que a pessoa não morda o interior da boca e coma de maneira mais confortável.

A Bichectomia ajuda ainda a minimizar a flacidez e a diminuir a papada. “Com o passar dos anos as bochechas vão adquirindo um formato caído, ao retirar essa bola de gordura, o rosto, as maçãs ganham um contorno mais definido e a região do pescoço adquire mais firmeza”, garante o dentista.

A cirurgia varia de uma a duas horas e é realizada por dentistas ou cirurgiões plásticos – os únicos autorizados a fazer a Bichectomia. A anestesia é local e o paciente não precisa de internação. Os pontos são absolvidos pelo corpo.

Possíveis complicações. O procedimento é novo e gera bastante debate entre os profissionais, pois alguns apontam possíveis complicações como o envelhecimento precoce e o risco de danificação do nervo facial. “As bolas de Bichat estão muito próximas aos nervos da boca, o que torna o procedimento um tanto quanto arriscado quando não é feito com um profissional de confiança”, explica Menegucci, que alerta que a escolha do dentista ou cirurgião é fundamental para o sucesso da intervenção estética. Alguns profissionais argumentam ainda que a retirada da bola de Bichat pode comprometer a função de amortecimento das bochechas, colaborando para o desgaste da região. Porém, essas hipóteses ainda não têm comprovação científica.

Expectativas reais. A Bichectomia tem poucas restrições. Gustavo Menegucci aponta que ela só não é recomendada para pessoas que possuem irreal expectativa sobre o procedimento, já que os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Segundo Menegucci, a mudança facial depende do formato de rosto do paciente e alerta: uma vez feito, não é possível voltar atrás. “Por isso é importante conversar bem com o profissional”, diz. Pessoas com doenças infecciosas ativas também devem se abster do procedimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por