A mulher, de 35 anos, e o rapaz, de 18, suspeitos de terem contraído o coronavírus, continuam estáveis, sem nenhuma alteração no quadro clínico, desde que foram liberados, na sexta-feira (28), para acompanhamento em casa. As seis pessoas que tiveram contato com os dois também permanecem em quarentena preventiva, sem sintoma algum da doença.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os exames realizados em ambos pacientes, para outras síndromes respiratórias, deram resultado negativo. Já os exames específicos para fechar o diagnóstico aguardam análise na Fundação Nacional Ezequiel Dias (Funed). A coleta foi encaminhada na sexta-feira (28) para Belo Horizonte.
O Ministério da Saúde vai ampliar a capacidade laboratorial para diagnóstico do coronavírus em todo o território nacional. Nas próximas semanas, serão distribuídos 30 mil kits para teste diagnóstico específico para o COVID-19. O anúncio foi feito na segunda-feira (2) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva de imprensa, em Brasília (DF), para atualizar a situação do coronavírus no Brasil.
Por meio da assessoria de imprensa, o secretário de Saúde, Iraci Neto disse que a distribuição dos kits é positiva e extremamente importante pois vai acelerar os diagnósticos dos casos suspeitos.