Profissionais alertam que não existem dietas ou chás milagrosos após a comilança e que o ideal é voltar à rotina saudável
Exagerar no consumo de bebida e comida é comum durante as festas de fim de ano
A tão sonhada ceia de natal é um dos momentos mais esperados do ano para muita gente. Acompanhada de muitos doces, bebidas e alimentos calóricos é normal que a gente exagere na comilança, aumentando em até 3 vezes o consumo de calorias.
Mas se a consciência pesou por aí, profissionais garantem que não há motivos para desespero. A reportagem do O TEMPO reuniu dicas para quem quer voltar à rotina saudável após os exageros. Veja:
01- Não espere muito para voltar a rotina
A ideia de emendar a ceia do Natal com a do Ano Novo e passar a semana exagerando na bebida e na comida pode custar muito caro e trazer alguns quilos a mais. Voltar a rotina aliando à alimentação saudável e exercícios físicos o quanto antes é a melhor alternativa. É o que explica Gustavo Vieira, preparador físico e dono do estúdio de treinos "Team Panda":
"Precisamos nos atentar que nas festas de fim de ano estamos sujeitos a ter um ganho muito alto de calorias com as bebidas e alimentos e diminuir o gasto calórico dos exercícios físicos. Por isso, é normal ganhar algumas gramas ou quilos após esse período. Porém, voltando para a rotina alimentar e de exercícios, o corpo tende a responder mais rápido ao que foi adquirido na balança", afirma Gustavo.
02- Faça exercícios físicos
Não se afastar dos treinos e continuar fazendo exercícios físicos após os exageros da ceia é também uma importante opção para quem quer movimentar o corpo e eliminar as calorias extras da noite de Natal. Porém, é necessário estar atento aos limites, já que após os exageros o nosso corpo pode sentir mais com o esforço físico:
"O corpo humano não entende qual dia da semana estamos, se é segunda-feira, sábado ou domingo, se é natal ou ano novo. Porém, é de se esperar que quando exageramos em algum alimento ou bebida, o corpo humano responda mais lentamente para recuperar dos exageros cometidos. Mas não existe nenhum exercício ou esporte que não possamos praticar. Precisamos, na verdade, respeitar nosso corpo e entender a recuperação após uma rotina diferente da que estávamos vivenciando", explica o preparador físico Gustavo Vieira.
03- Não faça Jejum, loucuras e não se desespere
Vivenciar o natal em família, rodeado de comidas saborosas, é um momento único e que deve ser vivido sem culpa. Para a nutricionista Maria Gabriela Vieira, não há receita mágica que te faça perder rápido tudo o que consumiu.
"Minha dica é não fazer loucuras. Não fazer jejum, não fazer detox e nenhum tipo de coisa mirabolante. A ideia é voltar para a rotina normal, dando preferência para comidas mais leves, evitando gorduras e ultraprocessados. Também aconselho a não se pesar. Pode ser que o peso esteja mais alto na balança, mas não necessariamente é gordura, pode ser retenção de líquido", afirma a nutricionista.
04- Beba bastante água e consuma alimentos ricos em potássio
Hidratar o corpo após os exageros da ceia é extremamente importante para eliminar as toxinas do corpo. A água também é uma importante aliada para aliviar a famosa "ressaca" em quem exagerou nas bebidas.
Para eliminar o inchaço, alimentos ricos em potássio podem ser excelentes opções. Frutas e verduras como batata, abóbora, abacate, banana, mamão e damasco cedo são exemplo de boas refeições pós-ceia.
Fonte: O Tempo