Gripe (Foto/Banco de Imagens)
Nas últimas semana, Uberaba apresentou queda na temperatura e essa mudança logo se refletiu no aumento dos casos de gripe na cidade. Somente nos sete primeiros dias de maio, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registraram 977 atendimentos por síndrome respiratória, 50% a mais do que no mesmo período do mês passado.
E quem nunca colocou em prática uma das “crendices” de vó no momento de mal-estar, que atire a primeira pedra. É comum, e até cultural, que algumas informações passadas de geração a geração ainda sejam praticadas. Mas não quer dizer que todas elas sejam verdades.
O infectologista Rodrigo Molina esclarece o que é fato e mito sobre gripe. Confira:
1. Febre interna existe - MITO
Segundo o infectologista, esse é um mito muito comum, porém, sem sentido. “Não tem como a pessoa ter febre só por dentro. Se ela está com febre, ela vai ter que ter no termômetro. Vai ter que vai apresentar na pele”, afirma.
Ainda de acordo Rodrigo, por não ser algo comprado cientificamente, há várias hipóteses do que pode ser a febre interna. “Pode ser um mal-estar, o que vem antes da pessoa ter febre. Isso pode ser um aviso de que ela vai estar com febre”, explica.
2. Pegamos mais gripe no inverno – VERDADE
Sim, é verdade. Conforme o infectologista, essa é uma realidade devido ao fato de as pessoas ficarem mais aglomeradas, facilitando a circulação do vírus.
3. Tomar vento dá gripe - MITO
Rodrigo Molina explica que não há nenhuma relação entre tomar vento, pisar no chão frio, tomar gelado e ficar gripado. “São todas histórias de avó, todos mitos”, conta.
4. Tomar vacina causa gripe - MITO
Conforme Molina, isso também é mito. “Nenhuma vacina causa doença. Algumas vacinas têm efeitos colaterais que são esperados já estudados que qualquer [vacina] pode causar. Assim como qualquer medicação, inclusive dipirona. O que muitas vezes pode acontecer é de a pessoa já estar com vírus, tomar vacina e ainda ela não tem o tempo de fazer sua função e a pessoa manifesta a doença”, explana
5. Tomar água ajuda a melhorar da doença - VERDADE
Não só a água, mas todo líquido é importante para qualquer pessoa com qualquer sintoma de infecção com qualquer tipo de infecção, explica o infectologista.
6. Suco de laranja ajuda na recuperação da imunidade – MITO
Apesar de fazer bem a saúde, não é um suco de laranja que irá reforçar o sistema imunológico. “Não é tomando suco de laranja que a pessoa vai curar alguma infecção. Então, se a pessoa tem uma alimentação saudável, não é o suco de laranja que vai reforçar. Ele vai ter uma quantidade de vitamina C, mas que a gente já adquire ao longo das refeições”, elucida.
7. Tomar sopa ajuda a curar a gripe - MITO
Também é mito, segundo Molina, não tem qualquer efeito. “Só é mais gostoso no inverno, porque você fica mais quentinho. Agora, que ele vai curar a gripe ou qualquer ou qualquer outra doença respiratória, isso não, não é verdade”, conta.
8. Quem tomou vacina ainda pode pegar gripe - VERDADE
Vacinados também estão sujeitos a contrair a gripe. No entanto, estão protegidos contra as formas graves da influenza. “Existem inúmeros vírus respiratórios que é a vacina da gripe não protege. Ela protege contra a influenza. Então, por isso que a pessoa pode tomar a vacina da gripe, e contrair outra infecção”, elucida.