A Síndrome de Burnout já adoece um terço dos brasileiros
Você pode até não identificar sintomas em si mesmo, mas, se olhar para o lado, encontrará um colega exausto, com dificuldade para se concentrar e se lembrar das coisas, irritado, ansioso e desmotivado. Essas e outras manifestações emocionais e físicas são sinais do “novo mal do século”, chamado Síndrome de Burnout. A condição é relacionada ao trabalho e identifica o esgotamento completo. A Síndrome de Burnout já adoece um terço dos brasileiros.
Descrita na Classificação Internacional de Doenças (CID) como fenômeno ocupacional, a Síndrome de Burnout é um estado tridimensional, que envolve a pessoa, o trabalho e o cenário mundial. De acordo com os especialistas, o problema é crônico e progressivo, podendo levar entre um ano e meio e cinco anos para “explodir”. A condição não está ligada apenas à sobrecarga de trabalho e acúmulo de tarefas e funções, mas à frustração pelo não reconhecimento do que é entregue.
A pessoa com a Síndrome de Burnout perde gradativamente a produtividade e o prazer em executar as tarefas com qualidade. Pouco a pouco, o portador da Burnout entre no “modo automático”, adoecendo física e emocionalmente, manifestando sintomas de estresse, falhas de memória, tonturas constantes, irritação, tornando-se distante dos outros e até mesmo evitando o contato visual.
Por isso, procurar ajuda médica é fundamental. Importa dizer que é também imprescindível evitar a automedicação e o abuso de álcool e outras drogas, que promovem alívio apenas imediato, uma vez que a maioria delas, sobretudo o álcool, é depressora do sistema nervoso, o que acaba acentuando a depressão.
Coordenadora de pós-graduação em psiquiatria da Faculdade Ipemed de Ciências Médicas, em Belo Horizonte, Sandra Carvalhais reforça que, mais do que fatores externos, alguns traços de personalidade também podem contribuir para desencadear o Burnout. Segundo ela, determinadas pessoas estão mais suscetíveis ao fenômeno ocupacional. “Quem é perfeccionista tem receio de entrar em embates e discutir posicionamentos ou mesmo não sabe lidar com pressão”, diz. Quer saber se está com Síndrome de Burnout? Faça o teste!
O teste a seguir foi elaborado pela psiquiatria Alexandrina Meleiro, coordenadora da Comissão de Estudos e Prevenção ao Suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria. Marque 1 ponto para cada resposta afirmativa que assinalar. No final, some seus pontos e confira o resultado.
( ) Você tem evitado contato com as pessoas?
( ) Sente dificuldade em esquecer o trabalho quando está fora do escritório?
( ) Não consegue dividir responsabilidades, pois acredita que está cercado de incompetentes?
( ) Sente-se ansioso e inquieto na maior parte do tempo?
( ) A memória tem falhado e prejudicado seu desempenho nas atividades diárias?
( ) Não consegue deixar o celular desligado?
( ) Sua agenda está diariamente sobrecarregada?
( ) Sente dores de cabeça quase todos os dias?
( ) Perde o controle emocional no trânsito com frequência e sem motivo?
( ) É excessivamente exigente e perfeccionista?
( ) O barulho no ambiente de trabalho o irrita?
( ) Sente dificuldade para dormir?
( ) Há mais de dois anos não tira férias?
( ) A pressão arterial tem se alterado?
( ) Sente-se cansado ao despertar?
( ) Vive irritado com tudo e com todos?
( ) Sente dificuldades em definir prioridades?
( ) Fica angustiado só de pensar em ir ao escritório?
( ) Sente-se desconfortável ou com remorso quando não está fazendo nada?
( ) Atropela os horários e está sempre afobado?
( ) Sente-se inseguro na hora de tomar decisões?
( ) Tem dores nas costas ou de cabeça com frequência?
( ) Aproveita o horário de almoço para resolver problemas relacionados ao trabalho?
( ) Tem vontade de explodir com seu chefe ou subordinados?
( ) Você sonha frequentemente com assuntos relativos ao trabalho? RESULTADO:
DE 0 A 8 PONTOS – Você está conseguindo enfrentar de modo saudável o seu trabalho. A determinação em suas atitudes diárias é benéfica e a probabilidade de sucesso profissional é grande. Esteja alerta sempre que sentir que algo mudou.
DE 9 A 17 PONTOS – Sua vida está ficando complicada. O trabalho não tem trazido satisfação. Você tem de planejar melhor suas atividades, lembrar que merece descansar, ter momentos livres para o lazer e descontrair-se.
DE 18 A 25 PONTOS – Você precisa mudar completamente o seu comportamento diante do trabalho e da vida. Por mais que tente, não tem conseguido enfrentar determinadas situações do seu dia a dia nem impor limites às pessoas e a você mesmo. É aconselhável procurar ajuda de um profissional para diminuir seu processo de exaustão. Pare e reflita enquanto é tempo. Sua saúde poderá ter sérios problemas, tanto físicos como emocionais.