Por volta dos seis meses de vida nascem os primeiros dentinhos do bebê. Mas para que a criança cresça com a dentição saudável, é preciso que a rotina de cuidar da saúde bucal seja introduzida antes mesmo de o primeiro dente de leite aparecer.
A cárie é um problema que pode perturbar tanto os mais velhos quanto os mais novos. Para evitá-las, uma das recomendações do Ministério da Saúde é massagear uma gaze úmida na gengiva do bebê após a última mamada do dia.
Além da preocupação com a higiene diária, o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, lembra aos pais sobre a importância da primeira consulta odontológica do bebê. “Quanto mais cedo levar a criança a um profissional, melhor”. Ele explica que na ocasião o dentista irá avaliar as estruturas internas da boca podendo, assim, identificar fatores de risco de cárie e discutir com os pais os aspectos de higiene, controle alimentar e da amamentação. O profissional poderá orientar, também, sobre como proceder quando os primeiros dentes começarem a surgir.
O Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde recomenda, ainda, que o momento de escovar os dentes seja interessante para os pequenos. Transformá-lo em uma obrigação pode desestimular a criança. É preciso elogiar seu desempenho e esclarecer pacientemente a importância de manter a boca sempre limpa. “Nós orientamos que os pais tomem o cuidado de fazer a higienização bucal da criança de uma maneira prazerosa, e que garanta que essa higienização bucal seja bem feita. Depois é deixar a criança brincar com a escova, manuseá-la, para que aquele objeto se torne um objeto lúdico, e aí as possibilidades de que ela seja estimulada serão maiores”, explica Pucca.