Subiu de 18 para 20 o número de casos suspeitos do novo coronavírus em Uberaba entre domingo (22) e a manhã desta segunda-feira (23), conforme boletim epidemiológico atualizado às 11h pela Prefeitura.
Um dos novos casos refere-se a uma grávida de 18 anos. A gestante de 33 semanas relatou sintomas gripais, iniciados em Frutal, que persistem há duas semanas. Ela foi atendida no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).
A outra notificação diz respeito a jovem de 27 anos que apresenta tosse, febre e desconforto respiratório e teve contato direto com pessoa com suspeita de covid-19. Sangue e secreções foram coletadas mediante autorização do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS/MG).
O material será enviado à Superintendência Regional de Saúde e, então, encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. A pasta da saúde municipal frisa que o exame não é feito de forma indiscriminada.
O JM Online entrou em contato com a Prefeitura para saber se a jovem de 18 anos terá material para exame coletado. A prefeitura esclareceu que para ser considerado suspeito e notificado, naturalmente, é feita a coleta de amostras de sangue e secreções do paciente. "Portanto, sim, a jovem de 18 anos teve o material coletado para exame na Funed", informa o governo municipal.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, o paciente deve procurar apenas se apresentar tosse, coriza, dor no corpo e alguma dificuldade respiratória. Ficar em casa em auto acompanhamento é a recomendação para o usuário com sintomas leves e que não teve contato com quem esteve no epicentro da pandemia no país (como São Paulo e Rio de Janeiro), viajou para o exterior ou testou positivo para a doença, segundo o secretário.
Com a atualização, Uberaba soma 32 notificações - 20 em investigação, três confirmados e nove descartados.