Chegou à temporada de mesas fartas com deliciosas comidas e diversas bebidas. A cada fim de semana, as agendas são reservadas com mais de uma confraternização diferente. Geralmente começa com a equipe de trabalho, depois com o time do crossfit e por aí vai. O resultado são bares, restaurantes e estabelecimentos do gênero lotados com comemorações.
Essa época também nos exige atenção redobrada para não exagerar e perder a linha, o que pode gerar ganho de peso. A nutricionista Cecília Alckimin concedeu entrevista à Rádio JM e disse que a palavra de ordem é equilíbrio. Nem passar vontade, nem exagerar no prato. É preciso saber dosar o quanto consome, lembrando que se manter hidratado, é fundamental.
“Nesse mês de novembro eu conversei com todos os pacientes, e falei para restringirmos um pouquinho essa rotina alimentar. Porque dezembro é mesmo muito atípico. Você tem muitas confraternizações, então acaba a gente saindo um pouco da dieta, vamos dizer assim. E a palavra-chave, eu sei que nem todo mundo gosta, é o equilíbrio. Se você for comer muito e beber muito em todos os encontros que tiver, realmente você corre risco de chegar em janeiro cerca de cinco a seis kg acima do peso”, explica.
Alckimin pontua que, para além do estético, o descontrole na alimentação é prejudicial à saúde, causando cansaço, indisposição e falta de energia. “Você vai em uma festa, equilibra, faz a dieta certinho ao longo do dia, tudo que o nutricionista prescreveu, tudo que você já está acostumado a fazer de forma saudável e nesse momento de confraternização, dá importância para o que de fato é importante, que é estar com os nossos amigos, as pessoas que a gente gosta. Às vezes a pessoa fica tão focada no que eu vou comer, no que que eu posso que ela esquece o verdadeiro motivo da confraternização que é estar ali com as pessoas que a gente gosta”, pontua Cecília.
Pensando nisso, a nutricionistas dá algumas dicas: