Cada vez mais a ciência aponta a relação entre a prática de yoga e a melhora na qualidade de vida. Segundo uma pesquisa internacional realizada por Cientistas do Instituto do Cérebro (Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein), da Universidade Federal do ABC e da Harvard Medical School, o Yoga está relacionado com benefícios para a memória, atenção e outros processos cognitivos.
De acordo com Francisco Kaiut (foto), criador do método Kaiut Yoga, além de beneficiar o cérebro, a prática também é responsável por outras vantagens para a receita idade, como o relaxamento e a capacidade de diminuir dores crônicas. Problemas nas articulações ósseas são uma queixa recorrente dos idosos, que é ainda mais agravada quando o paciente não realiza nenhum tipo de atividade com movimento físico.
E os benefícios do Yoga não param por aí, a prática regular também auxilia no metabolismo. “Muitos estudos demonstraram melhorias, como a redução de processos inflamatórios no organismo e alterações hormonais positivas relacionadas ao estresse e aos parâmetros glicêmicos. De forma geral, o CYoga tem uma ação preventiva e terapêutica na saúde metabólica, controlando diversas complicações”, explica o Professor ONTFrancisco Kaiut.
Para viver bem conforme se envelhece, é necessário manter o corpo em movimento e estimular as suas capacidades naturais respeitando os limites individuais de cada um. Segundo Francisco Kaiut, o Yoga é uma ferramenta poderosa para conciliar o envelhecimento com qualidade de vida, promovendo bom funcionamento das articulações e diversos outros benefícios ao praticante.