Fazer exercícios físicos pode não apenas evitar doenças, como também pode te deixar mais inteligente, é o que diz um estudo realizado por neurocientistas da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon ( OHSU), dos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que fazer uma atividade física auxilia as conexões entre neurônios do hipocampo, região cerebral associada ao aprendizado e à memória.
Os pesquisadores notaram que durante atividades rápidas e intensas, que equivalem a disputar uma partida semanal de basquete ou realizar uma caminhada de 4 mil passos, houve aumento nas sinapses do hipocampo, regiões que transmitem o impulso nervoso de um neurônio para outro.
No estudo, o gene Mtss1L ganhou destaque, pois foi descoberto que ele é ativado por exercícios curtos e intensos. Ao ser ativado, o gene promove um pequeno crescimento onde ficam os dendritos de um neurônio, que atuam na recepção de estímulos nervosos. Agora, o próximo passo que os pesquisadores planejam tomar é comparar a prática de atividade física com tarefas de aprendizado.