Jairo Chagas
Marcela Rocha defende o equilíbrio e a prática de atividade física combinada à boa alimentação
Fim de ano já passou e é normal dar uma exagerada nas calorias consumidas. Doces, comidas gordurosas, junk food, bebidas alcoólicas, tradicionalmente, são pratos principais nas festividades.
Porém, se emagrecer está entre seus objetivos neste ano que se inicia, é hora de traçar uma estratégia de como vai conseguir isso. O primeiro passo é procurar um profissional capacitado para criar uma rotina de alimentação, analisando o dia a dia do paciente. Além disso, outras medidas podem ser colocadas em prática para que você inicie e termine 2020 focado na dieta. Em entrevista ao JM Online, a nutricionista Marcela Rocha orientou sobre como atingir essa meta.
1 – Não espere datas comemorativas
Janeiro começa e as academias lotam de pessoas que querem emagrecer e tonificar o corpo para o carnaval. Dependendo de como foi sua alimentação nas confraternizações, é possível conquistar o objetivo. Mas quem ficou vacilando o ano passado todo pode não ter resultados rápidos. Segundo a profissional, o resultado da boa alimentação é alcançado a longo prazo.
“É necessário termos uma constância. Se ficarmos pensando em datas comemorativas, nunca vamos ter uma época do ano próspera ou positiva para mantermos o controle alimentar”, adverte Rocha. Então, a dica para quem escorregou nas últimas semanas é pensar no emagrecimento a partir de agora.
2 – Dá para comer de tudo, sim
Dietas muito restritivas devem ser adotadas por um período predeterminado, conforme análise de um nutricionista. Contudo, não é saudável sofrer para conseguir perder uns quilinhos.
É possível comer de tudo, porém, com cautela em relação aos vilões da dieta. O açúcar e o álcool estão entre eles. “Falando de uma forma mais geral, a gordura em excesso, a proteína em excesso, tudo será convertido e armazenado em açúcar no nosso organismo. O que precisamos é controlar as quantidades. Isso é mais simples do que a gente imagina”, expõe a nutricionista Marcela Rocha. Chegou aqui e percebeu que tem feito tudo errado? Fique calmo, aceita e seja consciente nos próximos erros, que são inevitáveis.
3 – Procure auxílio psicológico
A fase de emagrecimento vai além de hábitos saudáveis na alimentação. Existem vários sabotadores do processo. Ainda há casos mais severos de compulsão alimentar. Portanto, um apoio psicológico é indicado para quem deseja perder muito peso ou que começou a emagrecer e não consegue dar sequência. “Existem inúmeros casos em que as pessoas querem se submeter à cirurgia bariátrica e precisam pegar um aval do profissional de psicologia. Aí começam a terapia e, também, a emagrecer e acabam desmarcando a cirurgia. Isso é muito comum”, afirma a profissional. Por fim, a nutricionista Marcela Rocha defende o equilíbrio e a prática de atividade física combinada à boa alimentação.