'CARNAVROU'

Folia, diversão e hidratante: confira dicas para evitar alergias durante o Carnaval

Rafaella Massa
Publicado em 11/02/2023 às 20:03Atualizado em 12/02/2023 às 07:40
Compartilhar

Maquiagem para o carnaval (Foto/Reprodução)

Além da folia e da música, as fantasias fazem parte do atrativo para celebrar a festa do Rei Momo. No entanto, este é um ponto de atenção para os foliões, principalmente àqueles que gostam de utilizar tintas e glitters para compor o look. Sem os cuidados devidos, estes produtos podem causar alergias e estragar toda a diversão. O Jornal da Manhã separou algumas dicas para que todos possam curtir com segurança e saúde.

Segundo a dermatologista Giovanna Prata, estes cosméticos e produtos químicos muitas vezes têm em sua composição corantes, fragrâncias, entre outras substâncias com o potencial de causar irritação na pele. “Nas crianças, isso ainda é agravado pelo fato da pele infantil ser uma pele mais fina e mais suscetível a processos irritativos. Então, nossa sugestão é sempre dar preferência para produtos hipoalergênicos e tem algumas maquiagens que são de uso infantil”, afirma. 

Ainda de acordo com a dermatologista, uma opção para minimizar este impacto é manter a pele bem hidratada e não aplicar esses produtos na pele machucada ou com acne. “Porque nessa região que a pele está machucada a barreira está danificada. Então, fica mais fácil do produto entrar em contato com nosso sistema de defesa e provocar uma irritação. Quando você hidrata, aumenta a barreira de proteção e fica mais difícil da substância encostar na pele”, explica. 

Aqueles que gostam de comprar um produto com o preço mais em conta, mas ficam com medo de desenvolver alguma reação, a prática exige atenção. A dermatologista explica que mesmo os produtos mais caros podem resultar em uma alergia. No entanto, a probabilidade de um produto mais barato desenvolver alergias, é maior. 

“Às vezes a pessoa vai usar e não vai ter nada. Alergia é uma coisa muito imprevisível e tem uma série de fatores. Esses produtos hipoalergênicos costumam ter um custo um pouco mais alto porque não tem conservantes, nem parabenos, então fica mais difícil de estabilizar essa fórmula. Eu não posso falar que a pessoa vai usar a maquiagem barata e vai ter alguma coisa, porque pode ser que nada aconteça. Mas é um risco maior, porque tem mais corante, provavelmente não foi fiscalizada e muitas coisas a gente não sabe a procedência, diferente dos produtos que passaram pela Anvisa”, analisa. 

Outro fator que deve ser levado em consideração é o sol. Em contato com uma maquiagem que aumenta a propensão a desenvolver alergias, a probabilidade de irritação aumenta. O limão, em contato com a pele e exposto ao sol, também se torna um vilão.  “Se você passar o limão na pele e não sair no sol, não acontece nada, mas o limão em contato com o sol vira um ácido que queima a pele e machuca. E muitos desses produtos tem fragrâncias, têm substâncias químicas que também podem acontecer isso. Como a gente não sabe a composição desses produtos, em contato com o sol pode gerar uma irritação”, afirma. 

Mas caso a irritação e a alergia tentem atrapalhar as comemorações, Giovanna Prata explica que existem cuidados imediatos para evitar um drama maior. O primeiro passo é retirar o produto na hora e passar um bom hidratante, além de tomar um antialérgico. Procurar ajuda médica também é uma boa pedida “Principalmente assim, se for uma alergia localizada, é até menos pior, mas tem situações que pode dar por exemplo inchaço nos olhos, inchaço na garganta. Nessas situações a gente aconselha a procurar o atendimento médico, não ficar esperando”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por