O objetivo é dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce da doença
Começa hoje o movimento Outubro Rosa, com atividades de conscientização coletiva sobre a prevenção do câncer de mama. Conhecido como “Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama”, o movimento teve origem na Califórnia e já atingiu monumentos na Itália e França. O objetivo é dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce, do acesso eficiente ao tratamento e da reabilitação da mulher, diminuindo o tempo de espera entre a descoberta da doença e o seu tratamento. Em Uberaba e em diversas capitais brasileiras, edifícios privados e monumentos públicos receberão iluminação na cor rosa. As ações fazem parte da divulgação do Outubro Rosa e da campanha “Não aceite informação pela metade”, idealizados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Neste ano, o evento terá atividades nos finais de semana. Amanhã, na praça Dom Eduardo; no sábado, 3, na praça Jorge Frange, e no penúltimo domingo do mês, na Feira da Abadia. O encerramento será na praça Rui Barbosa, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a partir das 9 horas. Uma barraca alusiva ao movimento, com estrutura para medir pressão arterial e rápidas palestras de como prevenir o câncer de mama, será montada nesses locais.
A proposta do Hospital Hélio Angotti, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba por meio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), juntamente com outros órgãos da cidade, é realizar uma série de atividades de educação e informação à mulher sobre a prevenção ao câncer de mama. Mais de 100 alunos de Medicina e Enfermagem realizaram cursos com os médicos mastologistas Délcio Scadiuzzi e Leandro de Vito para atuar no projeto.