Neste período de calor intenso e seca, a população deve cuidar não apenas para impedir os problemas respiratórios. Aquele inchaço nas pernas também precisa de atenção. Segundo o médico vascular, Anderson Lubito, a ingestão de água e atividade física são os principais aliados neste momento.
Lubito explica que o inchaço ocorre devido a uma vasodilatação do organismo, causada pelo calor. “Dá esse vazamento de líquido para o interstício, o espaço entre as células, e acaba ocorrendo esse edema, principalmente em pessoas que trabalham muito em pé ou muito sentado”, explica.
Dessa forma, o especialista vascular orienta abundância na ingestão de líquido e prática de atividade física, além do uso da meia elástica. “‘Mas se eu estou edemaciando, vou ingerir mais líquido? Importante a ingestão de líquido, a prática de atividade física e nas situações em que, por exemplo, no meu caso, como médico, cirurgião, eu estou sentado atendendo ou em pé operando, então eu preciso de auxílio de uma meia elástica. Em alguns casos, a gente associa algumas medicações que são os venotônicos podem auxiliar na redução desses edemas, mas o fundamental é a prática e a atividade física”, conta.
As meias de pressão trabalham com a contração das veias de forma que o fluxo venoso siga o natural, que é do pé, sentido ao coração. Com isso, à medida que o corpo tem um fluxo sanguíneo constante, ajuda a desinchar o membro.
No entanto, não é apenas ficar sentado ou em pé que causa inchaço nas pernas. O médico explica a que ao praticar alguma atividade ou movimentação intensa, há uma ação no endotélio do vaso, que é a vasodilatação pela produção de óxido nítrico. “Então, é natural após uma atividade física ou uma caminhada você sentir às vezes a perna pinicando ou um aumento de temperatura nas pernas e esse edema, que ele regride naturalmente após esse exercício”, conta Lubito.
O médico ainda esclarece o funcionamento do sistema venoso acontece da seguinte forma: ao caminhar, a panturrilha contrai, há uma contração. “A contração impulsiona o sangue sentido coração e as válvulas das veias não deixam que esse sangue retorne. Então, quando você fica em pé parado não há contração, então acaba que um pouco desse sangue reflui causando o edema”, destrincha.
Além de insuficiência venosa, o inchaço nas pernas pode ser reflexo da trombose, doenças cardíacas, renais ou hepáticas. Por isso, é importante procurar um especialista.