Neste dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O Junho Vermelho é uma campanha que dura todo o mês em busca de conscientizar a população sobre a doação. Segundo Paulo Henrique Juliano, coordenador da Fundação Hemominas em Uberaba, as doações estão bem abaixo do estratégico. “Estamos tendo dificuldade”, afirma.
Entre os tipos que mais necessitam de doação está o O+, que está 70% abaixo do estratégico, além do O- que está 80% abaixo do estratégico. “Nós liberamos 60 transfusões por dia para Uberaba e mais 27 municípios do Triângulo Sul que é responsabilidade do Hemocentro Regional de Uberaba. Os tipos sanguíneos mais requisitados são O positivo e A positivo”, analisa o responsável.
Ainda de acordo com Juliano, o ideal seria um estoque estratégico de 210 bolsas de sangue prontas para uso na geladeira e, para este estoque, seria necessário cerca de 60 a 70 doações por dia. “Gostaria de conclamar os doadores de sangue de Uberaba e dos 27 municípios do Triângulo Sul para que venham fazer doação, principalmente dos tipos O+ e O-, que está abaixo de 80% do estoque estratégico”, pede o coordenador.
Para doar sangue, existem alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e OMS (Organização Mundial da Saúde) “para preservar a saúde do doador de sangue e também do paciente que receberá a transfusão”, como explica Paulo Henrique. “Todos os critérios de seleção de estão bem estabelecidos para todo o trabalho da coleta até o objetivo final, que é transfusão de sangue, seja padronizada no sentido de ajudar no tratamento e salvar a vida do ser humano”, analisa.
Segundo a Fundação Hemominas, o candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo.