Sono ruim vai muito além do cansaço diurno (Foto/Reprodução) ( )
Em entrevista exclusiva para a Rádio JM, a médica neurologista Camila Fedato explicou sobre os distúrbios do sono e a importância de identificar a causa para o tratamento adequado. Segundo Camila, existem vários motivos que podem levar uma pessoa a perder o sono, desde alguma condição orgânica até um quadro de dor, crise de ansiedade ou transtorno depressivo.
Leia também: Paralisia do sono: o que é e como evitar?
A apneia do sono também pode ser um fator que prejudica o sono. “É uma doença grave em que a respiração para repetidamente por tempo suficiente para interromper o sono e, muitas vezes, diminui temporariamente a quantidade de oxigênio e aumenta a quantidade de dióxido de carbono no sangue”, expõe a médica.
No entanto, a especialista ressaltou que o tratamento do sono nem sempre é fácil, já que muitas vezes a causa do problema não é um quadro de insônia. “Por isso, é importante que o paciente procure um profissional especializado para identificar a causa do distúrbio e, assim, ter um tratamento adequado. É preciso levar em consideração outras características do paciente, como o dia a dia dele e medidas de higiene do sono, para que o tratamento seja completo e efetivo”, reforça.