Nutricionista Cecília Alkmim alerta que a substituição requer atenção às quantidades e à qualidade dos alimentos, para evitar a perda de nutrientes (Foto/Divulgação)
Durante a Quaresma, a fé cristã tem por hábito a abstenção de carne vermelha, o que leva à procura por outras fontes de proteína, como ovos e peixes. Contudo, a nutricionista Cecília Alkmim alerta que essa substituição requer atenção, sobretudo às quantidades.
A especialista explica que ovos, peixes e aves são ótimas fontes de proteína para substituir a carne vermelha, possuindo boas quantidades de ferro, zinco e vitaminas do complexo B. “As carnes e ovos são fontes importantes de nutrientes, especialmente proteínas e ferro, e sua exclusão total e de forma inadequada pode trazer prejuízos à saúde, como perda de massa muscular, emagrecimento inadequado, baixa imunidade, anemia, dentre outras complicações nutricionais. Por isso, é fundamental a substituição correta desses alimentos no dia a dia”, aponta Cecília Alkmim.
Caso a pessoa opte por retirar toda a proteína animal nesse período, é recomendado reforçar o consumo de proteínas vegetais. A nutricionista elenca algumas possibilidades, a começar pelas leguminosas, como feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, tofu. Além disso, Cecília Alkmim também recomenda acrescentar às refeições uma fonte de vitamina C, para melhorar a absorção do ferro. E, caso haja qualquer dúvida quanto à substituição de alimentos, é preciso consultar um nutricionista.