ORIENTAÇÕES

Nutricionista dá dicas de como manter a alimentação equilibrada das crianças durante as férias

É importante iniciar a rotina para preparação das lancheiras mais saudáveis

Letícia Marra
Publicado em 01/01/2023 às 11:49
Compartilhar

Com as crianças em casa, é hora de prestar mais atenção nos exemplos para manter a alimentação equilibrada (Foto/Ilustrativa)

A alimentação das crianças durante as férias escolares é um grande desafio para muitas famílias. Afinal, é um momento que foge da rotina do ano todo. Com as crianças em casa, é hora de prestar mais atenção nos exemplos para manter a alimentação equilibrada. 

A nutricionista infanto-juvenil Fabíola Falci conta que a primeira coisa a se pensar é que deve-se manter uma rotina alimentar. "Até nós, adultos, às vezes exageramos quando estamos de férias. Por isso, precisamos controlar os horários das refeições das crianças, para que não consumam alimentos (os beliscos) o tempo inteiro", conta. 

Falci ainda alerta que, para balancear a alimentação, é preciso sempre lembrar que o ideal é: alimentação colorida, variada e preferencialmente o mais natural possível, dos alimentos não industrializados. 

A especialista ainda alerta que os pais e responsáveis pela criança são os maiores exemplos. Além disso, é bom ir se preparando para os dias com mais comilanças. "Se soubermos teremos alguns dias uma mesa farta, com muitas guloseimas e pratos mais calóricos, vamos tentar nos outros dias, e até mesmo nas refeições anteriores, um cardápio mais leve, com maior disponibilidade de frutas, verduras e legumes, por exemplo", explica. 

Neste período com mais tempo de estar com os pequenos, é interessante que seja feita uma ressignificação da alimentação. A terapia alimentar infantil irá aproximar a criança da comida, por meio de ações que geram habilidades e oferecem estímulos sensoriais, trazem conforto e familiarização com novos sabores. Fabíola ainda elucida que a terapia alimentar é um processo contínuo e o processo do comer deve sempre ser feito com leveza, gerando a curiosidade na criança e respeitando o limite e o tempo dela. "Com a criançada em casa, é uma ótima oportunidade para trazê-los para auxiliar em todo processo da comida: desde ir às compras com os pais, por exemplo, como auxiliar também na higienização dos alimentos, no armazenamento, no preparo", conta. 

As férias também podem ser o momento ideal para aproveitar a folguinha e planejar o cardápio para o lanche escolar. "Se formos pensar que as crianças fazem 20 refeições (lanches) no mês na escola e quando não temos um cardápio planejado, organizado, acaba sendo falho em relação à qualidade nutricional. Ao se pensar em organizar a lancheira, sempre lembre-se de colocar um alimento do grupo dos alimentos energéticos (carboidratos), um alimento do grupo das proteínas e um alimento do grupo dos reguladores (frutas, verduras e legumes)", finaliza Fabíola. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por