MÉDICO EXPLICA

O que você sabe sobre a doença de Crohn?

Os sintomas gerais começam com cansaço, febres, dores articulares migratórias pelo corpo

Publicado em 31/03/2024 às 15:50
Compartilhar

O Dr. Gustavo Tiveron esclarece que a doença de Crohn acomete o paciente de forma genética e é mais frequente em dois períodos diferentes da vida (Foto/Divulgação)

Não se sabe o agente etiológico, ou seja, o causador da doença de Crohn, mas sabe-se que ela evolui a partir de um processo inflamatório contínuo do aparelho digestivo e, em consequência, de outros órgãos, de acordo com o médico cooperado Unimed Uberaba, Dr. Gustavo Tiveron, cirurgião geral e coloproctologista. O aparelho locomotor osteoarticular, por exemplo, também é atingido. No aparelho digestivo, segundo o especialista, os sintomas começam desde a boca até o ânus, passando pelo esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e intestino grosso.

Tiveron esclarece que os sintomas gerais começam com cansaço, febres, dores articulares migratórias pelo corpo, ou seja, começa no tornozelo, passa pelo joelho, vai até o ombro, cotovelo, acompanhadas de desânimo, quadros diarreicos frequentes, cólicas abdominais. Muitas aftas na boca, sangramento intestinal, inflamações da borda do ânus podem ser sintomas da doença.

Há dois períodos da vida mais frequentes de esses sintomas aparecerem e de os médicos fazerem o diagnóstico da doença inflamatória intestinal, no caso, a doença de Crohn. "Ela é bimodal, tem diagnósticos a partir da adolescência, na maioria dos casos, entre 15 até os 30 anos de idade e a segunda faixa mais frequente, entre 50 e 70 anos de idade", revela o médico.

O tratamento é feito por meio de medicação via oral, dependendo da gravidade do quadro, que começa de forma não tão grave, com tratamento usando remédio chamado aminosalicilatos, comprimidos, cita o especialista. Já, se a doença se apresenta em quadro mais grave, o paciente pode fazer uso dos imunobiológicos, que são medicações que atuam na reação imune específica que causa a doença, tirando os sintomas do paciente. 

Não existe uma alimentação que previna a doença. Tiveron ressalta que a doença de Crohn acomete o paciente de forma genética. É claro que a relação do paciente com o meio ambiente, se alimentando com produtos industrializados, pratos excessivamente gordurosos, pode precipitar, mas não são a causa da doença. 

É possível fazer o diagnóstico com os sintomas clínicos, e os médicos também lançam mão de alguns dados diagnósticos complementares. “Todos os exames podem ser feitos no Laboratório Unimed e na Clínica de Imagem Unimed”, acrescenta. Podem fazer os marcadores de processo inflamatório no laboratório e a enterotomografia específica “no melhor tomógrafo de Uberaba”, que está na Clínica de Imagem Unimed.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por