Segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o abuso no consumo excessivo de carne vermelha e carne magra aumenta o colesterol, principalmente o LDL.
O estudo foi feito durante quatro semanas. Um grupo se alimentou só com a carne vermelha ou branca gorda, outro com carne magra também sendo vermelha ou branca, e um terceiro grupo sem o consumo de carne, mas com derivados do leite.
O estudo mostra que quem não consome carne, têm os níveis de colesterol mais normalizados. O consumo de carboidratos em excesso, e os derivados do leite também podem contribuir para o aumento do colesterol.
Nosso fígado produz o LDL colesterol, que é importante para ao funcionamento das células e para a formação de hormônios, como o estrogênio e a testosterona. Mas quando o LDL está muito acima do ideal, ele inflama as células e entope as artérias.
O desequilíbrio pode ser causado quando a pessoa tem predisposição genética a produzir mais colesterol ou quando ela ingere muitos alimentos com ácido graxo saturado, que não estão presentes só em carnes.
São carnes vermelhas magras o filé mignon, coxão mole, coxão duro e patinho.
*Com informações Bem-estar