Após sucesso da primeira intervenção cirúrgica, a equipe médica realiza mais duas operações
Como a radiação é direcionada para o tumor com extrema precisão, tecidos saudáveis ao redor, são preservados. (Foto/Divulação)
O Hospital Hélio Angotti, referência no tratamento do câncer em Uberaba e em mais 26 municípios da região, atingiu um marco importante em sua trajetória: a realização de radiocirurgias. Após o sucesso do primeiro procedimento, outra intervenção cirúrgica aconteceu sexta-feita (22) e os médicos já se preparam para uma terceira operação, ainda esta semana.
A primeira radiocirurgia do hospital foi feita em uma paciente de 61 anos que apresentava metástase no Sistema Nervoso Central, e não houve intercorrências. Para se preparar para a execução do tratamento, a equipe fez uma visita técnica ao Hospital de Amor, em Barretos/SP, onde tiveram a oportunidade de conhecer as melhores práticas e tecnologias para a realização da radiocirurgia.
O radioterapeuta Sérgio Otaño é quem lidera os procedimentos. Dentre os demais profissionais da saúde tem as físicas médicas Iris Maeda e Mariana Pedrini, o dosimetrista Ricardo Fernandes Goulart, a técnica em radioterapia Cristiane Neves e a enfermeira Luciana Cruz. Todos destacaram a importância do trabalho em equipe e a necessidade de uma preparação meticulosa para garantir o sucesso do tratamento.
De acordo Sérgio, médico responsável, “essa nova tecnologia traz um ganho de qualidade de vida e sobrevida aos nossos pacientes. É um grande passo para nosso hospital e para Uberaba e região”.
A técnica avançada e não invasiva é realizada com o auxílio de um dos dois Aceleradores Lineares do hospital, que passou, previamente, por uma atualização de hardware para viabilizar o método.
Sobre a primeira radiocirurgia do Hélio Angotti
O tratamento envolveu etapas como simulação, confecção de máscara de imobilização e planejamento das doses de radiação, que foram administradas em três sessões ao longo de três dias.
Devido à proximidade do tumor com o tronco cerebral da paciente, a equipe teve cuidados extras para garantir a precisão do procedimento. Felizmente, a mulher que passou pelo procedimento no Hospital Hélio Angotti não precisou ser internada e pôde retornar para casa no mesmo dia.
O cognitivo da paciente foi totalmente preservado e, agora, ela segue em observação para que, entre um mês e meio há dois meses, a equipe médica possa avaliar os resultados do tratamento. “Vale ressaltar que nem todo paciente terá a indicação para a radiocirurgia, mas para aquele que tiver, estamos preparados”, acrescentou Sérgio.
Um procedimento inovador e preciso
A radiocirurgia é indicada principalmente para pessoas com tumores pequenos ou metástases em locais de difícil acesso, em que uma cirurgia convencional poderia colocar a vida do paciente em risco. O método usa radiação direcionada com extrema precisão, o que permite que os tecidos saudáveis ao redor do tumor sejam preservados.
A implementação dessa nova técnica fortalece a posição do Hospital Hélio Angotti como um dos principais centros de tratamento oncológico no estado de Minas Gerais, oferecendo aos pacientes acesso a terapias de última geração. Com essa conquista, o hospital não só amplia seu portfólio de tratamentos, mas também coloca Uberaba no mapa de centros que oferecem soluções avançadas e personalizadas no tratamento do câncer, reafirmando a importância de investimentos contínuos em tecnologia e qualificação profissional.