SAÚDE

Recua número de casos de Aids em Uberaba, mas prevenção é importante

Nos últimos oito anos, houve uma redução de 16% da taxa de pessoas infectadas pelo vírus ao redor do globo

Michelle Rosa
Publicado em 20/07/2019 às 09:35Atualizado em 17/12/2022 às 22:41
Compartilhar

Arquivo

Rodrigo Molina lembra que a testagem é gratuita assim como todas as orientações e o tratamento necessário

Um novo relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), divulgado na terça-feira (16), aponta que o número de casos da doença aumentou 21% no Brasil desde 2010. Estamos na contramão do resto do mund nos últimos oito anos, houve uma redução de 16% da taxa de pessoas infectadas pelo vírus ao redor do globo.

Em Uberaba, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, em 2019 foram notificados 106 adultos e dez gestantes contra 129 adultos e nove gestantes em 2018.

Apesar dos números de notificações apontar uma redução no número de pessoas notificadas, o infectologista e coordenador do Ambulatório PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), Rodrigo Molina, destaca a importância da prevenção.

“Hoje é preciso falar em prevenção combinada, onde há o uso de vários recursos para prevenção do HIV e das outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Uma delas é o uso do preservativo; a outra, que ninguém fala, é a testagem – quem testa e se diagnostica começa a se tratar e impede a cadeia de transmissão do vírus. O tratamento precoce dos infectados, que têm o HIV controlado com vírus indetectável no sangue, é uma prevenção para que essas pessoas não transmitam a doença”, explica o médico.

O atendimento ambulatorial de prevenção medicamentosa do vírus HIV no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) em Uberaba é sigiloso e gratuito.

“É importante todos se cuidarem. Quem esteve exposto ao risco precisa fazer a testagem. A testagem é gratuita, assim como todas as orientações e o tratamento necessário. O HIV não mata para as pessoas que tratam”, destaca o infectologista.

Os tratamentos preventivos e acompanhamentos para HIV ou ISTs podem ser realizados no Ambulatório PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), podem ser agendadas por telefone (34) 3318-5530, ou ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na rua Marechal Deodoro, 32, no São Benedito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por