São 4.961 bebês a serem vacinados na região
Foto/Divulgação/SRU
Com o intuito de capacitar profissionais de saúde para diagnosticar o sarampo, foi realizado um encontro no Laboratório Macrorregional de Uberaba. Participaram profissionais de Conceição das Alagoas, Delta, Fronteira, Itapagipe e Iturama, cidades vinculadas à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba. Durante a ação, os participantes aprenderam a coletar, com cotonete estéril, secreções de nariz e garganta - substâncias usadas no diagnóstico do sarampo.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba, Denise Maciel, explicou que a ação foi implantada devido à proximidade de Minas Gerais com o estado de São Paulo, onde há surto de sarampo em algumas cidades. Na tarde desta quarta-feira (28), a primeira morte provocada pelo sarampo na cidade e no estado de São Paulo foi anunciada pela Secretaria Estadual da Saúde. Segundo a secretaria, é a primeira morte no estado desde 1997.
“Nossa região tem 12 municípios que fazem divisa com o estado de São Paulo, dos quais seis têm fluxo intenso de pessoas - foram esses os convocados para o treinamento, neste primeiro momento”, acrescentou Maciel. Um dos municípios convidados não participou.
O treinamento foi coordenado pela farmacêutica bioquímica Janaína Lacerda e a técnica laboratorista Ivone Silva. Lacerda explicou que o trabalho do laboratório é diagnosticar amostras de exames de casos suspeitos, auxiliando a Vigilância Epidemiológica no trabalho de investigação, uma vez que “o resultado dos exames confirma se o caso é negativo ou positivo para a doença, e se há algum tipo de vínculo entre as pessoas adoecidas.”
Denise Maciei ainda afirmou que foi emitida nota de alerta com orientação para vacinação preventiva em bebês de 6 a 11 meses de idade. "As ações de vigilância serão intensificadas, alertando para o aumento da cobertura vacinal nos 27 municípios da região."
São 4.961 bebês a serem vacinados na região. A SRS Uberaba possui estoque da vacina tríplice viral e está disponibilizando aos municípios, gradativamente, mediante procura da população pelo serviço. Conforme o último Boletim Epidemiológico estadual, até o momento, não foi confirmado nenhum caso de sarampo na região.