O Departamento de Atenção Psicossocial destaca neste mês a Campanha Setembro Amarelo, voltada à prevenção ao suicídio e de valorização da vida. A campanha tem como objetivo conscientizar e divulgar o fluxo de assistência na rede municipal e foi criada em virtude do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro.
De acordo com o Departamento, os sinais de que a saúde mental daquele colega de trabalho, familiar ou amigo precisa de atenção podem ser variados. Os apontamentos vão desde uma preocupação em exagero com o futuro, pensamentos ruins persistentes, culpa excessiva, confusão mental, perda de contato com a realidade, cansaço sem fim, ansiedade e depressão.
“Os serviços de saúde mental atendem à demanda espontânea e têm também como porta de entrada as UBSs, CAPs e Unidades de Pronto Atendimento”, salientou a diretora do Departamento de Atenção Psicossocial, Giselle Souza de Santi.
O Boletim de Violência Autoprovocada divulgado em 2023, apurado pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, aponta que no período de 2020 a 2022, foram notificados 3.656 casos de violência interpessoal/autoprovocada ocorridos no município, os quais foram lançados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan/MG.
Desse total, 1.425 notificações (38,97%) foram relativas a tentativas de suicídio, predominantemente por mulheres (70,80%), de raça/cor parda (43,71%), com ensino médio completo (19,15%).
Quase metade (45,40%) das notificações compreendem indivíduos na faixa etária de 15 a 19 anos (17,96%) e 20 a 29 anos (27,44%).
Onde buscar atendimento?
Além das Unidades Básicas e Matriciais de Saúde, os pacientes podem buscar acolhimento nos Centros de Atenção Psicossocial. São eles: CAPSi (Infantojuvenil) - destinado aos cuidados dos casos graves em saúde mental de crianças e adolescentes a partir dos 3 até 17 anos e 11 meses; CAPS Dr. Inácio Ferreira (Adulto) e CAPS Maria Boneca (instituição parceira do município) - destinados aos cuidados de adultos e idosos.
Já o CAPS AD III (Álcool e outras Drogas) é destinado ao cuidado do paciente adulto em uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas. O Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (SIAP) presta assistência a casos de média complexidade e atende à demanda referência de outras unidades da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones: