COVID-19

Uberaba inicia vacinação com bivalentes nesta segunda

Publicado em 24/02/2023 às 07:57Atualizado em 26/02/2023 às 20:02
Compartilhar
Vacinas bivalentes (Foto/Agência Minas)

Vacinas bivalentes (Foto/Agência Minas)

A partir desta segunda-feira (27), será iniciada a vacinação com imunizantes bivalentes contra a Covid-19 em Uberaba. Nessa primeira fase, idosos com mais de 70 anos, moradores de instituições de longa permanência, quilombolas e indígenas serão imunizados. O anúncio foi feito pela prefeita Elisa Araújo, nas redes sociais, nesta sexta-feira (24).

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, cerca de 350 mil doses foram recebidas, o que é suficiente para vacinar todo esse grupo na primeira fase. Para as próximas fases, a expectativa é que a vacinação seja escalonada por idade ou inclua portadores de comorbidades de qualquer idade. 

Segundo a coordenadora Estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, as vacinas bivalentes são eficazes contra novas variantes do vírus original da COVID-19, incluindo a Omicron e as variantes BA.4 e BA.5. As vacinas são recomendadas para pessoas com 12 anos ou mais de idade e que estiverem incluídas nos grupos elencados para vacinação, que acontecerá em cinco fases.

Confira o cronograma: 

Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3: Gestantes e puérperas;
Fase 4: Trabalhadores da saúde;
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.

Para os grupos prioritários, o esquema vacinal consistirá em uma dose da vacina bivalente como reforço, a partir dos 12 anos de idade, desde que a pessoa tenha recebido o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para a dose de reforço com a vacina bivalente será de no mínimo quatro meses após a última dose de reforço ou a última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Para aqueles que não fazem parte do grupo prioritário para a dose de reforço com vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou não completaram o esquema de duas doses com vacinas monovalentes, o esquema vacinal preconizado será completado com as vacinas COVID-19 monovalentes disponíveis. Para aqueles que não fazem parte do grupo prioritário, a dose de reforço será com a vacina monovalente disponível no momento, de acordo com a recomendação atual.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por