SAÚDE

Vai ter chocolate na páscoa?

Especialista dá dicas de opções mais saudáveis do alimento e alerta para os perigos dos excessos

Publicado em 16/04/2022 às 15:06Atualizado em 18/12/2022 às 19:12
Compartilhar

Mais doce ou mais amargo, puro ou com castanhas. Os acompanhamentos são variados e os formatos também, assim como os motivos para estar presente na vida dos brasileiros ao longo do ano. O chocolate, que é tão amado pelas crianças e muito usado como coringa para presentear pessoas queridas nas mais diversas datas e possibilidades, é uma unanimidade para todos os tipos de paladares. Mas o consumo em excesso e a escolha errada do alimento, podem representar um risco para a saúde.

Por ter o consumo mais evidente nesta época do ano por conta da páscoa, o nutricionista do Sistema Hapvida/RN Saúde, Igor Oliveira, faz um alerta. Segundo ele, embora o cacau, fruta base para a produção do alimento, seja saudável, as demais composições usadas na produção podem ser um vilão. “O cuidado deve estar no chocolate ao leite devido a sua maior concentração de açúcar. O consumo em excesso do açúcar, embutido nesta derivação do chocolate, está relacionada, por exemplo, a alteração da glicemia, piora do quadro de diabetes, ou até mesmo hipertensão”, destaca Igor, lembrando ainda de um problema comum relacionado ao consumo exagerado, que é o surgimento de acnes na pele, devido a produção de muco, estimulada pelo açúcar.

O especialista lembra ainda que pessoas com histórico de patologias gástricas devem ter uma atenção redobrada, a fim de não perder o controle de doenças pré-existentes. “Pacientes com gastrite e outros problemas estomacais, podem ter um agravamento da situação. Então, muito cuidado com o excesso”.

Mas com todas estas recomendações, qual seria a forma correta de consumir este alimento que está presente nas listas de compras de pelo menos 82,6% dos brasileiros, conforme recente pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (ABICAB), e que é tão simbólico e presente em vários momentos do ano? Segundo Igor Oliveira, ingerir pequenas quantidades com uma formulação adequada, são os caminhos para o consumo saudável. “Opte, principalmente pelos que apresentam em sua fórmula, maior concentração de cacau. Estes são aqueles mais amargos. É um alimento que conseguimos inserir na dieta de quase todas as pessoas, justamente por ter uma maior concentração de manteiga de cacau e menos açúcar”, orienta o especialista.

Sobre o Sistema Hapvida

O Hapvida é o maior sistema de planos de saúde e odontológicos do Brasil em número de beneficiários. Em 2022, a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto o GNDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 66 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 33 mil dentistas. Com a missão de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 84 hospitais, 75 prontos atendimentos, 294 clínicas médicas e 262 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por