Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta quinta-feira (25) foram detectadas duas novas suspeitas de infectados com varíola dos macacos em Uberaba. Trata-se de duas mulheres que, segundo a nota enviada pela Prefeitura, aguardam resultado dos exames.
A cidade já conta com quatro casos negativos (três sexo masc. e um sexo fem.), dois positivos (ambos sexo masc.) e dois (ambas sexo fem.) aguardando resultado de exames realizados pelo laboratório de referência no Estado de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias). Os dois suspeitos aguardando os resultados passam bem, e estão em isolamento domiciliar. Um dos quatro negativos é o óbito suspeito notificado dia 17 de agosto (sexo feminino, 43 anos).
A partir da notificação, o paciente é orientado pela Saúde Municipal a ficar 28 dias em quarentena. Os contactantes (familiares ou pessoas do círculo de convivência) ficam em quarentena caso tenham sintomas. Os casos são comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs)-MG, que compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, conforme protocolo estabelecido.