Voluntário no Hospital de Clínicas (Foto/Divulgação)
Fundada em dezembro de 2002, a Associação dos Voluntários do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (AVHC-UFTM) conta hoje com 110 voluntários ativos, atuando em diversos projetos e trabalhando pela humanização do ambiente hospitalar.
A presidente da AVHC, Maria Izabel Silva Cunha, é artesã e já tem 15 anos de voluntariado, dez deles no HC-UFTM. Com orgulho, ela relata algumas das atividades desenvolvidas pela Associação: “Temos vários projetos que trabalham com artesanato com as mães dos prematuros, jogos com pacientes, humanizando as portarias, ajudando no horários de visita; Projeto Cheirosinho, que faz barba, cabelo, corta unha do paciente; Projeto Ações do Bem, que leva lembrancinhas para cada paciente internado nas datas comemorativas, confeccionadas pelas voluntárias; Projeto Gotas de Amor, que leva café, leite, bolachas, gelatinas nas portarias dos ambulatórios todos os dias; Projeto Tentáculos do Aconchego, que confecciona polvos para os bebês prematuros; Projeto Fraldas, que confecciona 5 mil fraldas/mês para doar ao paciente pós-alta. Na Oncologia levamos um café mais rico em variedade, perucas, música, toucas, lenços; temos o Projeto Amor em Tecidos, que doa um kit de enxovalzinho de bebê às mães em situação de vulnerabilidade no setor da ginecologia e obstetrícia”.
Além dos projetos, a equipe também doa medicamentos para pacientes vulneráveis, medicamentos para Oncologia, dietas enterais e fórmulas para bebês. Foi por meio dessas doações promovidas pela associação que a filha de Larissa Alves foi beneficiada. A criança nasceu com 29 semanas e 17 dias, sendo alérgica a leite de vaca. “Nós não temos muitas condições financeiras, e esse é um leite bem caro. Então eu não tenho palavras para agradecer aos voluntários por essa doação, pois eles ajudam sem retorno financeiro, fazendo o bem as pessoas por amor”, reforça Larissa.
“Vejo o quão é importante e precioso nosso trabalho a cada dia que vamos entregar as lembrancinhas, quando pacientes choram de emoção e gratidão. Na fragilidade da doença, as pessoas ficam muito carentes, e também por estarem longe da família nas datas comemorativas. Quando a gente vê toda essa gratidão em todos os projetos, o sorriso das pessoas, o alívio ao ganhar o medicamento, vemos que nosso trabalho é muito importante, é valioso. É um trabalho que me satisfaz como pessoa. Sou muito feliz em ser voluntária, é algo como uma satisfação em minha alma, me sinto completa”, afirma.
“A AVHC nos traz o exemplo de como pessoas com boa vontade são capazes de mobilizar recursos humanos e materiais em prol da recuperação da saúde de outras pessoas em situação de fragilidade. Os diferentes projetos da AVHC oportunizam o acolhimento dos voluntários em suas afinidades e potencialidades, o que resulta na sustentabilidade das ações ao longo de tantos anos. Temos muito orgulho de poder contar com uma associação de voluntários tão atuante em nosso hospital”, afirma a superintendente do HC-UFTM, Luciana de Almeida Silva Teixeira. Junte-se à AVHC
Para se associar à AVHC-UFTM, basta entrar em contato pelo número (34) 3321-9569 (whatsapp) para marcar um horário para a capacitação.
Para contribuir com doações em dinheiro, faça PIX para o CNPJ 05.650.333/0001.80 ou transferência bancária para:
Também é possível doar por meio da conta do Codau (Companhia de Água). Para mais informações, entre em contato por telefone ou pelo e-mail avhc@avhc.org.br.