A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) orienta a comunidade sobre a forma de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a Ciptea.
Desde que começou a ser emitida, em 2022, 876 pessoas já receberam a carteira. A Ciptea tem validade de cinco anos e pode ser solicitada diretamente na Seção PcD, da Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Lauro Borges, nº 97, Centro de Uberaba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para emissão do documento é preciso levar à Seds: 2 fotos 3x4, laudo médico, CPF, RG ou Certidão de Nascimento do requerente; CPF e RG do responsável e comprovante de residência atualizado.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Erika Martins, ressalta que a carteirinha é gratuita e garante atendimento prioritário a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, em espaços públicos e privados. “Prioridade, especialmente, nas áreas de saúde, educação e assistência social, pois, dessa forma, estamos garantindo mais dignidade e qualidade de vida para este público”, afirmou.
Para mais informações, o telefone da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é o (34) 3331-2403.