Recall
A Renault anunciou nesta quinta-feira (23) um recall envolvendo os modelos Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch fabricados entre 3 de agosto e 29 de setembro de 2016. As 24.814 unidades chamadas precisam ser levadas a uma autorizada da marca para verificação de um possível defeito na fixação do eixo traseiro e do berço dianteiro do motor que fixam os elementos.
CRLV pode ser exigido a partir de abril
Em época de renovação do licenciamento anual do veículo, quando o número de documentos de veículos emitidos aumenta consideravelmente, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) alerta que o prazo para entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser maior. O proprietário do veículo não será prejudicado, pois o CRLV 2017 não será exigido antes de abril deste ano.
Perda do CRLV 2016
Em caso de perda do documento de 2016, ou se o proprietário do veículo tiver quitado débitos anteriores recentemente e por isso não tiver o CRLV 2016, deverá comparecer na Divisão de Registro de Veículo (DRV), em Belo Horizonte, ou na Ciretran responsável pela cidade, para emissão do documento (CRLV 2017). Caso conste para o veículo multas ou outros débitos, o documento não será emitido até que estejam quitados.
Suspensão da CNH
O período mínimo de suspensão para o motorista que atingir 20 pontos ou mais na CNH dentro de um ano aumentou. O tempo, que era de um mês, agora passa a ser de seis meses a um ano. O prazo máximo de suspensão continua sendo de um ano. Também houve mudança para o motorista que reincidir e atingir a pontuação máxima novamente dentro de um ano. O período mínimo de suspensão da carteira passou de seis para oito meses. O máximo continua em dois anos. Fora de linha A Suzuki não está mais comercializando o Swift no Brasil, após vender as últimas unidades em estoque. Depois do lançamento da nova geração no Japão, em dezembro do ano passado, o fabricante resolveu encerrar as vendas do hatch por aqui. Segundo a montadora, ainda não há previsão de chegada do modelo renovado ao país. Indústria de autopeças A capacidade ociosa na indústria de autopeças durante 2016 foi próxima a 50% e cresceu 10,7 pontos percentuais sobre o ano anterior. Como resultado, o emprego nacional no setor registrou queda de 13,3%. Os números foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Os dados foram elaborados a partir de informações de 64 empresas que representam 32,2% do faturamento do setor. Exportação
A fábrica da BMW em Araquari (SC) vai produzir mais 2.000 unidades do crossover X1 destinadas à exportação para a América do Norte. O volume é um pedido adicional às 10 mil unidades acordadas em abril de 2016 e resultado do crescimento da demanda pelo modelo, que é produzido também na Alemanha. Os exemplares para exportação são da versão xDrive28i, equipada com um motor 2.0 a gasolina de 240 cv. Novidade A nova geração dos Volkswagen Gol e Voyage está prestes a ser revelada. Fontes ligadas à fabricante alemã afirmam que o hatch e o sedã começam a ser produzidos logo após o carnaval, nas primeiras semanas de março, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Os carros serão apresentados a executivos e membros de concessionárias da marca. Os vendedores da rede receberão treinamento logo em seguida, já que as vendas devem começar ainda no primeiro semestre. Substituto
A Volkswagen divulgou novas imagens do Arteon, cupê de quatro portas que substituirá o CC – que antes se chamava Passat CC – a partir do Salão de Genebra, na Suíça, que será realizado no início de março. Com desenho ainda mais agressivo do que o antecessor, o modelo deverá chegar às lojas da Europa até a metade deste ano.