ARTICULISTAS

Sete

O número sete tem sido utilizado pela humanidade

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 29/07/2014 às 19:46Atualizado em 19/12/2022 às 06:41
Compartilhar

O número sete tem sido utilizado pela humanidade nas mais variadas situações. Deus fez o mundo em seis dias e no sétimo, descansou. Assim, a semana tem sete dias.

Uberaba é a Cidade das Sete Colinas (Mercês, São Benedito, Abadia, Leblon, Estados Unidos, Boa Vista, Fabrício). O arco-íris tem sete cores (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil, violeta); são sete as notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si); são sete os anões da história da Branca de Neve (Mestre, Zangado, Dunga, Soneca, Atchim, Dengoso, Feliz); o cinema é a sétima arte; gatos têm sete vidas; quando uma pessoa está bem, diz-se que ela está vivendo no sétimo céu; criança bagunceira pinta o sete; sete é conta de mentiroso. A Independência do Brasil é comemorada em Sete de Setembro. A literatura ficcional da Idade Média cita sete mares: Adriático, Arábica, Cáspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Golfo Pérsico.

São sete as Maravilhas do Mundo Antig Grande Pirâmide do Egito, Jardins Suspensos da Babilônia, Estátua de Zeus em Olímpia, Templo de Ártemis em Éfeso, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes e Farol de Alexandria. E são sete as Maravilhas do Mundo Moderno proclamadas no Estádio da Luz (Portugal), em 7 de julho de 2007: Muralha da China, Ruínas de Petra (Jordânia), Cristo Redentor (Brasil), Machu Picchu (Peru), Cidade Maia de Chichén Itzá (México), Coliseu (Itália) e Taj Mahal (Índia). O concurso para a escolha dessas Sete Maravilhas foi patrocinado pela New Open World Foundation e contou com mais de cem milhões de votos, mas não teve apoio da Unesco.

São sete os pecados capitais (orgulho, avareza, inveja, ira, luxúria, gula e preguiça). E a eles se contrapõem sete virtudes (respectivamente: humildade, generosidade, caridade, mansidão, castidade, temperança, diligência). Na Semana Santa ouve-se o Sermão das Sete Palavras de Cristo na Cruz. São sete os sacramentos da Igreja Católica (batismo, crisma, eucaristia, penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio). E sete, os dons do Espírito Santo (sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor a Deus). E por intenção dos mortos celebra-se a Missa do Sétimo Dia.

Um texto de autoria desconhecida conta que uma professora pediu aos alunos que listassem, conforme a opinião deles, sete maravilhas do mundo. E percebeu que a maioria escreveu maravilhas já mencionadas, misturando as antigas e as modernas. A professora se propôs a ajudar um aluno que não havia terminado o trabalho e pediu que ele lesse o que já havia escrito. Ele leu: “Ver, ouvir, tocar, provar, sentir, rir, amar.” Seguiu-se um profundo silêncio de encantamento de toda a turma.

Sabendo que os números são infinitos, por que estamos escrevendo justamente sobre o sete? Depois da última Copa do Mundo, sete se tornou um número emblemático – o número do vexame da Seleção Brasileira, humilhada pela alemã em nossa casa. E esse número agora não nos sai mais da cabeça, ora essa!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por