ARTICULISTAS

Somos Jó de nós mesmos

Escrevi uma crônica sobre o meu amigo Evódio, porém resolvi substituí-la por esta, que se segue, porque Jó não está cabendo em mim.

Gilberto Caixeta
gilcaixeta@terra.com.br
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 20/12/2022 às 08:39
Compartilhar

Poderia existir um sentido na dor. Havendo, Deus poderia nos falar de forma diferente, se Ele voltasse a acreditar em nós e quisesse nos falar mansamente.

Sofro, profundamente, com as tragédias das três meninas como se elas existissem dentro de mim. Elas são jovens, eu nem tanto. Não as conheço nem elas a mim e me liguei a elas pela dor, que não sabia que pertencia a mim. Não sabia que existiam outras pessoas dentro de mim, além das que eu conheço e prezo.

Penso e sofro, com as dores dos familiares dos algozes e de suas vítimas. Se talvez fôssemos cultivadores de felicidade, o desamor não seria colhido pelas mãos.

O assassinato da universitária de medicina, a execução da estudante refém e o retorno da adolescente ao cativeiro, após ter saído do local, deixam-me nu perante Deus e a mim mesmo.

Pouco ou de nada valem as nossas orações, os nossos templos, as nossas oferendas, porque são feitos por nós, homens fracos; Deus só atende aqueles que não O temem, que em nada crêem, e para quem de nada vale a vida alheia, exceto tirá-la, mesmo que, um dia, tenham se valido do afeto e do carinho para seduzi-las.

Onde estavam as falanges espirituais do amor, os cânticos de fé, que não interferiram quando o mal arregimentou os seus. Quando Deus silenciou em Sua desilusão com os homens por tê-los feito à Sua imagem e semelhança.

Quando Jesus submeteu Jó à prova, não era mais um moço, e sim um homem poderoso, e o fez rolar no chão de tanta dor. Mas elas são jovens demais. Não O entendo. Se não queres fazer os milagres de antes, o mundo deixou de ser digno de Tu e, mesmo que quiseste, os pecados se oporiam a essa vontade. Não fazes isso com os jovens.

Por que nos fazes de Jó? Quando foste visitado pelo Demônio, acreditaste no homem. O Demônio, então, Te falou outrora: "É preciso seduzir o justo com tentações". E Tu, Senhor, o respondeste: "Pois tente fazê-lo com Jó, meu servo". Mas, talvez, tenha dit "tente fazer com os homens que criei à minha imagem e semelhança".

Deus creu em nós e nós, descremos. Quando sofremos, O procuramos; no abandono, rogamos; na felicidade avizinhada, escondemos; na morte, se resigna quando se está velho e doente.

Volte a acreditar em sua criação e permita-nos "que, na dor, sejamos sábios; na fealdade, benevolentes; na amargura, meigos; na doença, fortes". Ressuscita-nos matando o velho homem preso aos conflitos, adoecido pelos transtornos, imediatistas da fé.

Ressuscita-nos para a evolução, para a compreensão de que há corações vazios, dores desnecessárias. Esvazie as nossas mentes viciadas na paixão e na razão, que nos afogam e, ainda, O culpamos pelos nossos reveses.

Há um Jó dentro de mim, posto pelo mundo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por