Frase de Caminhão
“A calúnia é como carvã quando não queima, suja.”
Na contramão
As vendas de carros novos caíram pela metade e mesmo assim as montadoras não cederam em relação ao preço. Diante disso, o consumidor não teve dúvidas: optou pelo usado, fazendo com que o mercado de carros com até três anos de uso caminhasse na direção oposta, crescendo. No acumulado de janeiro a maio, enquanto o mercado de zero-quilômetro amarga uma queda de 26,3%, as vendas de seminovos seguem na contramão, com alta de 24,1%. Conforme dados da Fenauto, associação de revendedores de veículos, foram vendidos até maio 1.852.362 unidades, contra 1.492.329 no mesmo período do ano passado.
Cabo de guerra
Um proprietário de uma exclusiva Ferrari LaFerrari e de uma KTM 1290 Super Duke, ambos representantes de potência pura em suas categorias, resolveu fazer um cabo de guerra e gravar. Em uma bucólica propriedade, o carro italiano e a moto austríaca disputaram um jogo de força que, devido à melhor capacidade de tração, estabilidade e dois pneus, ao invés de um só, em contato com o solo, você já sabe quem venceu.
Menos poluição
A Europa está disposta, mesmo, a reduzir o índice de emissões de dióxido de carbono. Prova disso é o recente anúncio de que Paris (França) banirá de suas ruas carros com mais de 19 anos. Agora, a Alemanha é outra a tomar medidas efetivas para reduzir as emissões produzidas pelos veículos automotores, pois quer proibir carros a combustão no país até 2030. O precursor dessa iniciativa é o vice-ministro da Economia, Rainer Baake, que disse que os carros novos terão de ser livres de emissões, para o país atingir a meta de redução de gás carbono de pelo menos 80% até 2050.
Protótipo
A marca de luxo britânica Rolls-Royce seguiu o exemplo da BMW e lançou um protótipo futurista totalmente autônomo. Batizado pelo código 103EX, o conceito pretende aliar tecnologia de ponta a um chassi construído a mão, talvez fazendo jus à valorização do trabalho artesanal que sempre permeou seu DNA. Na cabine do 103EX, não há volante, mas uma assistente virtual que também faz as vezes de motorista. Para mover o protótipo, a Rolls-Royce optou por um propulsor totalmente elétrico, apostando que os motores V12 a combustão terão sobrevida improvável no futuro que vislumbra pela frente.
Exemplar clássico
Em abril, a Land Rover anunciou que vai vender 25 unidades do clássico Série 1 (4x4 que deu origem ao Defender), lançado em 1948. Garimpadas e restauradas pela divisão Land Rover Classic, elas contarão com peças e características originais. O comprador poderá escolher desde o exemplar entre as 25 unidades até a pintura preferida, ao preço de 60.000 a 80.000 libras (R$ 312.000 a R$ 416.000).
Coleção
Quem sonha em possuir um carro clássico sabe que terá a árdua tarefa de encontrar um carro em boas condições ou dedicar-se ao longo trabalho de restauração. Mas algumas montadoras resolveram facilitar a vida desses colecionadores e passaram a oferecer um carro clássico zero-quilômetro. A nova estratégia é fabricar e/ou restaurar carros que fizeram sucesso no passado e depois vendê-los a quem puder pagar.
Potência
A Ferrari LaFerrari combina um motor V12 6.3 de 800 cv com um elétrico de 163 cv, que combinados entregam 963 cv e 91,7 mkgf. Ela faz de 0 a 100 km/h em 3 segundos e pesa cerca de 1.345 kg. A relação de peso e potência é de 1,39 kg/cv. Já a KTM 1290 Super Duke tem motor V2 de 1.301 cm³ que entrega 180 cv e 14,6 mkgf. A marca não divulga a aceleração do modelo, mas o peso é de cerca de 189 kg. Assim, a relação de peso e potência é de 1,05 kg/cv.
Acelerado
A emblemática corrida de resistência, 24 Horas de Le Mans, teve diversos atrativos além da trágica última volta da Toyota. Aproveitando o agito, a Bugatti levou o novo Chiron para a pista e o mostrou como o povo gosta: acelerando. Segundo a marca, a ação foi uma homenagem às suas duas conquistas na lendária prova francesa, nas edições de 1937 e 1939. Cerca de 250.000 espectadores puderam ver o supercarro de produção mais poderoso do mundo completar uma volta de apresentação, atingindo quase 380 km/h de velocidade máxima na pista. Esta velocidade foi maior que a do carro de corrida mais rápido do fim de semana, o que inclui também os modelos da categoria LMP1 (a mais forte).
Fase de testes
Apresentada na última edição do Salão de Motos de Milão (EICMA 2015) e lançada oficialmente no mercado europeu em janeiro, a Ducati XDavel já está em fase de testes no Brasil. Segundo dados da Abraciclo (Associação que reúne os fabricantes de motocicletas), já foram montadas quatro unidades em Manaus (AM). Pelo que tudo indica, a moto deve chegar em agosto a um preço estimado de mais de R$ 80 mil. Só para comparar, sua prima-irmã, a Diavel Dark 2016 custa R$ 70.950,00.