ARTICULISTAS

Tempo quaresmal

Última semana da Quaresma. Tempo especial em que os cristãos refletem

Mário Salvador
mariosalvador@terra.com.br
Publicado em 15/04/2014 às 19:12Atualizado em 19/12/2022 às 08:12
Compartilhar

Última semana da Quaresma. Tempo especial em que os cristãos refletem sobre a vida de Jesus Cristo e, principalmente, sobre a dolorosa morte na cruz, no Calvário. Seguindo a narração de Sua passagem pela terra, do nascimento à morte, registrada pelos evangelistas no Novo Testamento, entendemos a grandiosidade do sacrifício na cruz para salvar a humanidade.

No tempo quaresmal, a leitura dos evangelhos nos revigora na fé. O Filho de Deus operou milagres, com eles abrindo os olhos do povo para o reconhecerem como Messias. Ele também nos mostrou a eficácia da oração, com a qual pediu forças ao Pai. Além disso, em cada milagre, dos inúmeros que operou, deixou uma lição de amor ao próximo. E num exemplo especial de vida, com chicote, expulsou os vendilhões do Templo - a Casa do Pai.

Os costumes quaresmais há muito mudaram: na Semana Santa não se varria casa, nem se penteavam os cabelos. E, embora emissoras de rádio - o meio de comunicação de massa, na época - oferecessem programação especial para a Semana, com destaque para a vida do Cristo, nas casas o rádio, na maior parte do tempo, permanecia desligado. Clubes sociais evitavam bailes na Quaresma. Fiéis faziam jejum e evitavam carne. E, sobretudo, acompanhavam, com fervor, as cerimônias da Semana Santa. Apesar das mudanças nos costumes, a fé em Cristo permanece inabalável, pois, para quem crê, Ele é a Luz do Mundo.

Cada cerimônia da Semana Santa realça passagens expressivas da vida de Crist sua entrada triunfal em Jerusalém, sobre um jumento; o enfrentamento da justiça dos homens; as orações ao Pai; o lava-pés, a última ceia e a instituição da Eucaristia, com a presença dos apóstolos; a caminhada rumo à cruz, pela Via Sacra; a crucificação; a ressurreição. Todas essas cerimônias litúrgicas da Igreja compreendem do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa e são acompanhadas com fé, respeito e devoção. Um canto solene exorta o cristão a viver a Quaresma: “Pecador, agora é tempo/ de contrição e de temor;/ segue a Deus, despreza o mundo,/ já não sejas pecador!”

Mesmo com as mudanças nos costumes, a Sexta-Feira Santa ainda parece o dia mais triste do ano. Um silêncio estranho paira no ar. Até a natureza emudece. Não raro o céu é cinzento. A Semana Santa é um convite para que homens de boa vontade se reconciliem com o Filho de Deus feito Homem para salvar a humanidade. E, assim reconciliados, na Páscoa da Ressurreição todos nos alegramos contemplando Cristo subindo aos céus.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por