Dia destes fui ao velório de um dos mais conhecidos moradores do Abadia, o senhor Mário Lima. Visitei a família no fim da madrugada, quando costumo sentir-me mais útil pelo escasso número de presentes.
Passar pelo centro antes do dia clarear foi uma experiência inusitada. Sem a pressão do trânsito pude olhar com calma o centro de nossa cidade: triste, sem o verde das árvores, asfalto irregular e remendado, falta de sinalização horizontal...
Senti falta dos coqueiros verdejantes de outrora e, como boa mineira, fiquei matutando no que fizeram de nossa cidade nos últimos oito anos.
Recordei-me que comentei há alguns anos com amigos que eu comparava Uberaba como um grande canteiro de obras onde tudo estava sendo revirado, mas que não se conseguia vislumbrar o resultado final.
Dito e feito! Não precisava ser profetisa para prever o que encontraríamos no final da grande mexida. Mexeu-se em tudo e nada foi concluído. Na Saúde, na Educação, no Transporte, na Ação Social e os resultados estão aí conforme notícias dos jornais locais.
A dengue tomou conta, o Hospital Regional foi inaugurado sem poder funcionar; as apostilas do “José Ferreira” não encomendadas para esse ano letivo e nem solicitados os livros fornecidos pelo governo (como os professores irão fazer?); os computadores dados aos alunos, segundo soube in off, sem rede para suportar o uso coletivo; os “bobies” - apelido dado pela população aos novos pontos de ônibus - colocados nos locais a eles destinados, mas também incompletos...
Isso tudo sem falar nas dívidas, nas conhecidas e nas que estão por vir!
Penso que o novo prefeito terá muito trabalho para colocar o carro nos trilhos e nos resta continuar torcendo para que ele consiga fazê-lo no menor tempo possível.
Brincando de fazer previsão, não será de se estranhar se ele precisar de uma segunda gestão para ir além do necessário saneamento dos problemas herdados e executar o seu projeto original.
(*) Mestre em Psicologia, graduada em Estudos Sociais; especialista em Saúde Pública; ex-professora e vice-diretora da rede municipal de ensino; ex-diretora de Departamento nas Secretarias de Saúde e Educação