Em 9 de março, na Biblioteca Municipal, realizou-se, com sucesso, a primeira reunião
Em 9 de março, na Biblioteca Municipal, realizou-se, com sucesso, a primeira reunião da Academia de Letras do Triângulo Mineiro na gestão do presidente José Humberto Silva Henriques. Éramos trinta participantes, dentre acadêmicos, sócios correspondentes e pessoas ligadas à cultura.
Na reunião, o acadêmico Nárcio Rodrigues da Silveira, Deputado Federal licenciado e Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, apresentou o projeto da sede da Academia, inserido no Projeto Memória, com aproveitamento das instalações da antiga Mogiana. A edificação faraônica tornará esta uma das mais belas Academias de Letras do Brasil.
O Projeto Memória contempla ainda o Arquivo Público, Espaço Maria Fumaça, Museu da Viola, Teatro, Memorial da Imprensa. Por seu alto custo, Nárcio, com sua louvável disposição de trabalho em favor da cultura, espera que a Vale assuma metade do empreendimento, ficando a outra metade sob responsabilidade dele e do prefeito Anderson, de quem foi colega no Jornal da Manhã. Apesar de militarem em partidos diferentes, Nárcio tem boa relação com Anderson. E ambos visam sempre ao bem comum. Além de justos elogios ao empreendimento, ficam os votos de que tudo se realize conforme o primoroso projeto.
O saudoso José Soares Bilharinho, nosso antecessor na presidência da ALTM, lembrou, em uma reunião, que recebera oferta de uma sala num casarão da Fundação Cultural, na rua Segismundo Mendes com a Lauro Borges, em frente à Igreja São Domingos. Embora parecesse irrecusável, a oferta sabiamente não foi aceita, pois uma possível mudança da Fundação desalojaria a Academia. Felizmente, quando isso aconteceu, a Academia já estava no prédio da Biblioteca Pública, em conformidade com artigo da lei da Bolsa de Publicação de Uberaba.
Cremos que a gestão do acadêmico José Humberto Silva Henriques será marcada pela inauguração da sede da Academia. Em outras palavras, ele deve ser reeleito para o cargo. Boa sorte.
(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro