Nosso Felipe Massa teve mais um treino com um carro de F1 na semana passada: andou num carro de 2008, um modelo no qual foi vice-campeão. Massa teve a mesma regalia no final do ano passado. Regalia essa que nem o alemão tem tido ultimamente, já que o piloto da Mercedes teve que se contentar com um carro de GP 2 para tentar se achar dentro de monoposto rápido. Se Alonso tem certas preferências em Maranello, nosso piloto é o único que tem autorização para andar num F1 de verdade, mesmo que não seja um modelo atual. Nada melhor que ter com padrinho ou pai de seu empresário um ser nada menos que o presidente da FIA. Descontando o lado perverso, Massa conta com esse privilégio por causa de seu acidente na Hungria. Nessa semana começou a temporada de 2010 com a apresentação dos carros das grandes equipes. Na segunda-feira foi a vez da Mercedes apresentar seu modelo na cor tradicional dos carros da marca, o prata brilhante, também mundialmente conhecidos como Flechas de Prata. O modelo na verdade era uma Brawn GP com a pintura da nova equipe. O modelo novo só vai aparecer em Valencia durante os primeiros treinos desta temporada. A montadora alemã é a segunda em orçamento no Mundial de 2010. Com um orçamento de 270 milhões de euros, segundo informações de uma fonte espanhola, que não é das mais confiáveis. Em reais, o valor ultrapassa a casa dos 692 milhões. E pensar que essa equipe no ano passado, quando não contava com o investimento dos alemães, começou a temporada quase sem dinheiro. No calendário das apresentações, a segunda a mostrar seu modelo é a Ferrari, na quinta-feira. É a equipe que conta com o maior orçamento desta temporada. Os italianos vão gastar míseros 300 milhões de euros. O lançamento não prevê uma festa de gala como no passado recente, onde era feita uma senhora festa para alguns poucos convidados. Transformando para nossa moeda a quantia quase atinge a cifra de 770 milhões de reais. Nessa conta estão incluídos os salários de Fernando Alonso, Felipe Massa e do finlandês, Kimi Raikkönen, que vai ganhar sem correr para a equipe. É o preço que os italianos pagam para ter o espanhol mesmo sem o contrato do Kimi ter vencido. Raikkönem vai ganhar mais que o dobro de Massa sem fazer qualquer esforço. Mas não vai sentar num bólido de F1 esse ano. Na sexta-feira será a vez da equipe dos dois últimos campeões mundiais, a McLaren, que deve inovar sem a cor oficial dos alemães; especula-se que seria na cor original da equipe na época de Bruce McLaren, um laranja nada bonito. Mas seria uma maneira de voltar à origem. Mas não acredito que o marketing dos ingleses vai concordar com esse visual. Na sequência do calendário de lançamentos, no domingo será a vez da Renault e da Sauber. Será o domingo das mutantes, já que a Renault não é mais a Renault e a Sauber não tem um lugar oficialmente garantido no grid de 2010. Oficialmente, eu disse, mas ela está na frente de muitas das equipes estreantes que sequer têm carro para treinar em Valencia, na segunda-feira. A pré-temporada terá apenas quinze dias de testes e algumas das estreantes vão queimar esses poucos dias por falta de estrutura e principalmente por falta de grana. Na segunda-feira será a vez da Williams do nosso Rubinho Barrichello, que como as estreantes, vai de Cosworth, a única das tradicionais a usar esse propulsor. Felicidades a todos!