Nem começou a temporada e as equipes grandes já querem mudar a regra sobre os treinos no meio da temporada. A Fota, Associação das Equipes de F-1, já havia concordado com a proibição de...
Nem começou a temporada e as equipes grandes já querem mudar a regra sobre os treinos no meio da temporada. A Fota, Associação das Equipes de F-1, já havia concordado com a proibição de treinos durante o ano. Seria uma maneira de cortar custos. Agora, a desculpa das grandes cai justamente no item mais discutido até o momento, o Kers, Sistema de Recuperação de Energia Cinética. O sistema é uma bandeira de Max Mosley e é justamente nele que se apegaram as equipes que dizem não estar preparadas e querem mais treinos para desenvolver o inédito Kers. O Kers vem sendo usado mais politicamente do que nas pistas. Fora a troca de farpas do Verme com Max sobre o uso do equipamento, agora foi a vez de a Fota usar o dispositivo como arma a favor de interesses próprios. Até os comissários de pista entraram na onda. Estão com receio de atender um carro após um acidente e sofrer algum tipo de lesão. Isso por que, no ano passado, um mecânico da BMW sofreu um choque ao se encostar em um carro da equipe assim que parou no boxe. Os organizadores já prometeram luvas especiais para os comissários. Mas os mesmos alegam que seriam poucas unidades e não atenderia a todos os comissários. O acordo inicial é de que os treinos seriam apenas os da pré-temporada. Na primeira sessão, o tempo não ajudou, tanto para aqueles que escolheram Portugal, como para os italianos, que ficaram na Itália, e a BMW, que escolheu a Espanha. No pouco que andaram, algumas equipes perceberam que estão atrasadas no desenvolvimento do carro, e não é só do inédito sistema de recuperação de energia. A Renault, por exemplo, está bem atrás dos demais, e não existe melhor maneira de colher dados e desenvolver um novo carro do que treinando. Por isso, vem agora essa tentativa de mudança nas regras já aprovadas anteriormente. E por falar em treinos, semana que vem reiniciam os treinos pré-temporada. McLaren, Renault, Williams e Cia Ltda. estarão na Espanha. Já a BMW, Ferrari e Toyota vão para o Bharen. Ferrari e Toyota estiveram por lá no ano passado e vão repetir a dose neste ano. Uma coisa é certa: eles não terão problemas com a chuva. Mesmo em tempos de crise e com patrocinadores debandando, equipe abandonando, a cabeça dos donos das grandes equipes parece ser a mesma. Sempre acham um jeitinho de superar o regulamento e os orçamentos programados. Parece que sempre tem uma gordurinha para queimar. Seus orçamentos são elevados e têm uma faixa de segurança acima dos demais. Felicidades a todos!